SITE OFICIAL BRASILEIRO

Diálogos

Diálogo com as grandes religiões

No atual panorama mundial, que vive uma profunda transformação rumo a uma sociedade cada vez mais multicultural e multireligiosa, o Movimento dos Focolares está empenhado em promover o diálogo entre as religiões, a fim de que o pluralismo religioso da humanidade não seja causa de divisões e guerras, mas contribua para a construção da fraternidade e da paz no mundo.

Um exemplo deste diálogo acontece em São Paulo. Atualmente, membros do Movimento dos Focolares participam do grupo Famílias Abraâmicas que reúne famílias cristãs, judaicas e muçulmanas. Nesses encontros fraternos, há uma troca de experiências sobre suas tradições, celebrações e um profundo respeito e amor mútuo pela fé uns dos outros.

Outra experiência de diálogo acontece em Salvador, onde membros do Movimento dos Focolares mantém contato com um grupo de muçulmanos. Em 2019, por exemplo, apresentamos o Dado do Amor a um grupo chamado POT (Peace On the Table) que reúne mulheres judias e muçulmanas.

Chiara e os budistas. Foto: CSC Media. Todos os direitos reservados.

Escuta e Harmonia

A grande capacidade de escuta e harmonia entre todos, capaz de proporcionar uma oportunidade de conhecimento recíproco e de grande respeito, uma verdadeira conversa entre irmãos, entre amigos, foi o que sempre marcou os encontros de diálogo entre o Movimento e as grandes religiões.

Alguns milhares de seguidores de várias religiões (Judaísmo, Budismo, Islamismo, Religiões tradicionais e Hinduísmo) partilham, por quanto é possível, o espírito do Movimento, colaborando com seus objetivos.

Chiara e os hindus. Foto: CSC Media. Todos os direitos reservados.

Já há muitos anos, por exemplo, desenvolveu-se uma colaboração fraterna entre o Movimento dos Focolares e o movimento budista Rissho Kosei-kai, que conta com seis milhões de aderentes (Japão), com o movimento dos muçulmanos afro-americanos (EUA) e com vários movimentos de inspiração gandhiana do sul da Índia.

Em 2019, por exemplo, nossos amigos da Risho Kose Kai visitaram a Mariápolis Ginetta. Foram poucas horas juntos, mas repletas de cordialidade, escuta e estima recíproca.

Visita de membros da Risho Kosei Kai à Mariápolis Ginetta

A origem

Em 1977, em Londres, Chiara Lubich recebeu o Prêmio Templeton para o Progresso da Religião. Narrou a sua experiência diante de personalidades de diversas religiões e teve a profunda sensação de que todos os presentes, embora de credos diferentes, fossem uma única família. Ao terminar, foram justamente os pertencentes às diversas tradições religiosas (budistas, muçulmanos, judeus, siks, hindus etc.) que se congratularam calorosamente com ela. Era uma evidência de que a espiritualidade do Movimento podia ser partilhada não apenas por cristãos, mas, de alguma maneira, também por pessoas de outras religiões. Estas circunstâncias foram, para Chiara, um sinal de Deus para perceber que o Movimento devia abrir-se ao diálogo com pessoas de qualquer tradição religiosa.

O alicerce

O diálogo que o Movimento dos Focolares promove tem seus fundamentos na espiritualidade e, em especial no amor, como ponto central. Essa espiritualidade encontra um reflexo imediato nas outras religiões e culturas, graças à Regra de Ouro: “Faça aos outros o que gostaria que fosse feito a você”. É exatamente na atuação da Regra de Ouro que se estabelece um diálogo frutuoso.

Veja o vídeo abaixo com uma resposta de Chiara Lubich em um congresso para muçulmanos em 2002.

O alicerce

A redescoberta das próprias raízes religiosas, daquilo que nos une e a experiência viva da fraternidade são alguns dos efeitos do diálogo realizado nesse espírito de comunhão, que leva a construir a unidade da família humana. É reforçado o compromisso comum de ser atores da unidade e da paz, principalmente onde a violência e a intolerância racial e religiosa buscam escavar um abismo entre os componentes da sociedade. Florescem significativas realizações humanitárias, feitas em comum.

Formação ao diálogo

Uma escola permanente para a formação ao diálogo interreligioso tem sede na Mariápolis permanente de Tagaytay (Manila – Filipinas), centro de encontro para a irradiação da espiritualidade na Ásia.