De 5 a 7 de setembro, a Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP) sediou o primeiro encontro de jovens consagrados(as) com mais de 30 participantes de 13 congregações, movimentos, novas comunidades e associações, provenientes dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e do Distrito Federal.
Sim, escolhamos o Evangelho, foi o título escolhido para o encontro, o que os atraiu a aprofundar a vida da Palavra. Ir. Maria Inês, atual presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), acolheu os participantes com imenso amor e simplicidade e desejou (ou como alguns disseram, profetizou): alegrai-vos.
A programação foi marcada por muita comunhão de experiências e partilha da espiritualidade de cada um e do que Deus havia feito para que chegassem até lá.
Através de uma interessante dinâmica, fomos introduzidos na oficina Política e obras sociais na experiência do Movimento dos Focolares. Esperança, conhecimento, participação e enriquecimento foram palavras usadas para definir este momento que muito contribuiu para dilatar o nosso coração ainda mais na dimensão do Evangelho vivido e concretizado no aspecto social, contam a focolarina Simone e a leiga consagrada Ellen.
Os momentos de comunhão entre todos continuaram, também, após a apresentação da Fazenda da Esperança, como fortes experiências de recuperação e conversão. Esta é a beleza da Igreja, me sinto mais encorajada a viver pelo meu próprio Carisma, exclamou um dos participantes. Eu me sinto mais apaixonado e não me sinto sozinho neste sentimento de loucura de seguir Jesus, disse outro. Dizia a minha fundadora: a Igreja cresce cada vez que os encontros se dão. Deus quis que eu viesse e é sempre uma conversão. A minha conversão deste encontro começou ontem com a experiência da adolescente que disse ter colocado todo o seu dinheirinho na garrafa para os pobres. É isso o que eu levo para a minha missão junto a todos os religiosos do Brasil, e não é pouco, disse uma participante.
No último dia, uma mesa redonda com um intenso e rico diálogo tratou de temas importantes, como os desafios diante dos meios tecnológicos que invadem as comunidades.
Deus surpreende sempre. Ele me surpreendeu pelo nível de partilha e amor desde o início deste encontro. Agradeço também a acolhida da Mariápolis Ginetta e quanto estão vivendo por nós, compartilhou um dos participantes do encontro.
Impossível descrever a alegria que existia em todos e o ambiente de família construído naqueles dias. Parecia inacreditável pensar que transcorerram apenas dois dias, afirma Padre Paco.
Uma vocacionada da Fazenda da Esperança disse: A comunhão e os diferentes modos de refletir e trabalhar o nosso SIM ao Evangelho foram mais uma confirmação da minha vocação, vendo as experiências vividas e aquelas que ainda não vi. Foi um encontro com o Carisma mãe do meu e espero muito que possam ter outros encontros com mais participantes.
Foram momentos muito ricos, de aprendizado e oportunidade que tive de conhecer outras Congregações. Sinto o desejo mais forte de entregar a minha vida a Deus e de cada vez mais renovar o meu SIM, disse um participante.
Um momento de renovação espiritual e vocacional, uma renovação da esperança e do fôlego na caminhada, a unidade e a alegria geraram mais encantamento pela vida consagrada, foram as definições de outros participantes, que resumem o clima daqueles dias.