De 22 ao 30 de julho, aconteceu o Focolare Temporário na microrregião de São José do Rio Pardo (SP), para encontrar as comunidades e doar a luz do Carisma da Unidade às novas pessoas que desejam conhecer a Espiritualidade de Chiara Lubich, tendo presente também a divulgação do evento internacional para os jovens do Movimento dos Focolares, o Genfest, que acontecerá em Aparecida (SP), em 2024.

Este Focolare Temporário foi preparado com muito amor e empenho pelos membros do Movimento da nossa microrregião.

Relata a equipe de preparação.

Encontros e reencontros

O pequeno grupo de São José do Rio Pardo teve a oportunidade de visitar o Mosteiro de São Roque, que pertence ao município, onde está o túmulo do monge cistercense Pe. Agostinho (Romano) Zacchetti, que conheceu Chiara Lubich pessoalmente e levou o Carisma da Unidade à essa região. 

Eles também visitaram algumas pessoas que estão doentes e que foram colunas de sustentação para o Movimento nessa região, assim como puderam passar algumas horas no Projeto MAPEAR, obra social fundada por uma Voluntária de Deus e que receberá um grupo na primeira fase do Genfest Brasil.

E prosseguiram para as cidades Mococa, Tapiratiba, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista e Estiva Gerbi, onde encontraram alguns jovens para apresentar o Movimento, o Genfest Brasil e depois participaram de missas.

No fim, encontraram pessoalmente cerca de 240 pessoas, entre eles pessoas católicas, evangélicas, sacerdotes, religiosos e religiosas. Até mesmo o prefeito de São José do Rio Pardo, que é simpático ao Movimento Político Pela Unidade (conheça aqui), a vice-prefeito e a presidente da Câmara Municipal receberam o grupo do Focolare Temporário.

Relatos

Foi uma noite maravilhosa com Jesus entre nós.

…receber um abraço, um sorriso neste momento da minha vida, teve um significado muito especial, sinal de que o caminho a ser percorrido é este.

Quanto amor vivido, compartilhado e quanta gratidão a Jesus e a todos.

Uma jovem catequista, com muito entusiasmo, assim se expressou: “porque não conheci esse movimento antes!…”

Foi um momento de Deus para a nossa comunidade. É uma gratidão imensa no coração, um novo impulso para levar para frente o Ideal. É um momento novo, uma ocasião para recomeçar para que o ut-omnes avance, não obstante os nossos limites.

Quem viu, também gostou

Focolare Temporário percorre o Sul de Minas Gerais.

Focolare Itinerante na região cuiabana leva a espiritualidade de Chiara Lubich até o Pantanal.