Instituto Sophia
O Instituto Universitário Sophia para América Latina e Caribe (IUS-ALC) promove de 25 a 30 de julho, na Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), o Curso de Férias sobre “As bases teórico-práticas do paradigma da fraternidade: projeções nas ciências sociais, políticas, econômicas e sociais”. O prazo para as inscrições é até 15 de maio.
O curso intensivo e presencial, com duração de seis dias (35 horas-aula), é voltado a jovens universitários de toda a América Latina que estejam frequentando pelo menos o segundo ano da faculdade, com até 35 anos. Ao tratar das bases teórico-práticas do paradigma da fraternidade, o Curso propõe um caminho formativo que elabora e integra um conhecimento coletivo, mediante estudo e práxis centrados em uma experiência de intercâmbio e convivência. O Curso é uma complementação dos respectivos cursos e disciplinas dos seus alunos; para os que desejarem, poderá ser complementado por uma oferta acadêmica posterior.
DIFERENCIAL
O diferencial do Curso de Férias reside em seu método acadêmico, que promove o entrelaçamento harmônico de estudo e vida. Seus programas e conteúdos se abrem a várias trajetórias culturais florescidas ao longo da história, estimulando o diálogo respeitoso entre diferentes visões de mundo e religiões que lhes estão subjacentes. Uma especial referência latino-americana coloca em contato os eixos centrais da história e da cultura universais com a realidade passada e presente desta região do mundo, aportando ao saber global uma visão específica capaz de ser ela mesma uma dádiva para a humanidade.
Ao mesmo tempo, a dinâmica do Curso visa a constituir entre alunos, docentes e equipe de apoio uma comunidade acadêmica, na qual interagem, em espírito de diálogo e intercâmbio, competências e responsabilidades, favorecendo o crescimento pessoal e de grupo dos participantes.
CONTEÚDOS
Bases teóricas do paradigma da fraternidade: Seus fundamentos, alcances e aportes. A relação entre o homem e o cosmos, a racionalidade científica e a relação entre as ciências naturais e a fé e a ecologia.
Projeções sociais: Pessoa e sociedade na perspectiva da Doutrina Social da Igreja. Sociologia e estratificações sociais: o problema da desigualdade. A igualdade fraterna. Análise de experiências.
Projeções políticas: Formas contemporâneas de democracia, novos atores sociais e políticos, a fraternidade como categoria da política.
Projeções econômicas: Instituições da economia civil. A economia da dádiva e da reciprocidade. O Desenvolvimento Integral como resposta à inequidade social. Economia de Comunhão.
Projeções culturais: Antropologia e cultura do dar. A arte como caminho de comunicação da cultura. Identidade, alteridade e responsabilidade social da arte.
CORPO DOCENTE
Professor convidado – Sergio Rondinara, professor de Epistemologia e Cosmologia do Instituto Universitário Sophia (Florença, Itália)
Outros professores – O corpo docente está sendo composto por professores latino-americanos nos campos de conhecimento acima mencionados. Seus nomes serão divulgados assim que o programa do Curso de Verão for completado.
 
CERTIFICAÇÃO
Os participantes receberão certificado oficial do Instituto Universitário Sophia.
 
PROMOTORES
O Instituto Universitário Sophia (IUS) é uma instituição acadêmica de ensino e pesquisa em que vida e investigação intelectual, diferentes culturas e diversas disciplinas se encontram em um contexto de marcada dimensão relacional. Mais do que um conjunto de faculdades, trata-se de um laboratório de experimentação interdisciplinar e intercultural, de uma experiência de ponta e de fronteira, um lugar de excelência a serviço do desenvolvimento humano e cultural. A proposta de seus cursos de especialização e pós-graduação é de base cristã e inspira-se no pensamento e na obra de Chiara Lubich, mentora e fundadora do IUS em 2007.
A Mariápolis Ginetta é um centro de formação para a cultura da unidade e da fraternidade, espaço de convivência para quem deseja conhecer e aprofundar a espiritualidade da unidade, típica do Movimento dos Focolares, a fim de contribuir com o diálogo entre os movimentos da Igreja Católica, cristãos de diferentes confissões, fiéis das grandes religiões e pessoas sem referencial religioso. Realiza diversos encontros e congressos, para pessoas de várias idades e campos de interesse.
 
DATA, LOCAL E CARGA HORÁRIA
Início: segunda-feira, 25 de julho de 2016, às 9h.
Encerramento: sábado, 30 de julho de 2016, às 13 horas.
Carga horária: 35 horas-aula
Local: Mariápolis Ginetta
Rodovia Bunjiro Nakao, km 47
Vargem Grande Paulista – SP – Brasil
 
PRÉ-REQUISITOS
Brasil – Estar cursando ao menos o segundo ano de um curso universitário (em qualquer área) ou ter-se graduado há cinco anos ou menos na data da inscrição.
Países hispano-americanos – Estar cursando ao menos o segundo ano de um curso universitário (em qualquer área) ou ter-se graduado há cinco anos ou menos na data da inscrição, além de já ter participado de ao menos uma das Escolas de Verão realizadas na Mariápolis Lia (Argentina) entre 2012 e 2015.
IDIOMAS DO CURSO
Português e espanhol, oral e escrito.
PREÇO
O valor do curso, incluindo estada, é de US$ 155,00.
Observação: Há uma disponibilidade limitada de ajudas de custo para o curso. Os interessados devem dirigir-se a cursosophiaalc@gmail.com.
 
INSCRIÇÃO
Os interessados serão submetidos a uma seleção baseada no seu histórico acadêmico e na avaliação da sua motivação para participar do Curso de Férias. Para tanto, deverão enviar um e-mail a cursosophiaalc@gmail.com, com os seguintes arquivos anexos:
1) Ficha de inscrição preenchida. O arquivo deverá ser nomeado como sobrenomepaís.doc (sendo “sobrenome” o do candidato e “país” o seu lugar de residência permanente. Exemplo: silva-brasil.doc).
2) Cópia digitalizada do histórico escolar emitido pela instituição onde estuda ou estudou, com indicação de carreira e cursos aprovados (nome do arquivo: sobrenome-certificado.doc ou .pdf). No caso de ser selecionado, o participante deverá entregar o original deste documento no início do Curso de Férias.
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Data-limite para o envio da ficha de inscrição e documentos: 15 de maio de 2016.
Confirmação dos candidatos selecionados: início de junho de 2016.
INFORMAÇÕES E CONTATO
cursosophiaalc@gmail.com