SITE OFICIAL BRASILEIRO

A força do cuidado: unidos contra o tráfico de pessoas

tráfico de pessoas

8 de fevereiro é o IV Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de pessoas. Este ano, 2022, uma maratona de orações online começará na Oceania e percorrerá o mundo inteiro para ser concluída na América do Norte. O compromisso dos Focolares em combater este fenômeno.

“Há muita prostituição em nosso bairro, mas o convite do Papa para ir às periferias existenciais em busca dos mais vulneráveis, dos necessitados, dos esquecidos, nos encorajou a nos aproximarmos das pessoas que se prostituem com o objetivo de acompanhá-las de estar-lhes próximas, para fazê-las sentir que lhes queremos bem como pessoas. Laura Diaz, voluntária do Movimento dos Focolares, é uma das oito mulheres do grupo “Juntas en camino” que surgiu em 2013 na paróquia da Santa Eucaristia, no bairro de Palermo, em Buenos Aires, Argentina, elas se comprometem todos os dias em cuidar de quem se prostitui para combater o fenômeno.

No nosso serviço”, ela continua, “nós recebemos mais do que damos”. Algo mudou em nós: a nossa mentalidade, a nossa abordagem sem preconceitos. Esta mudança também ocorreu em várias de nossas famílias: olhamos para aqueles que nos aproximamos como pessoas cuja dignidade foi violada e pode ser recuperada”. Este e outros testemunhos de mais de 30 países serão relatados dia 8 de fevereiro de 2022, durante a maratona de oração online – intitulada “A força do Cuidado” – organizada por ocasião do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. Seguindo os diferentes fusos horários – das 9h às 17h (CET) -, a maratona começará na Oceania, Ásia e no Oriente Médio, depois seguirá para a África, Europa, América do Sul e terminará na América do Norte. Será transmitida ao vivo em cinco idiomas (francês, inglês, italiano, português, espanhol) no site: www.preghieracontrotratta.org.

Marcela Villares, uma focolarina que vive na Argentina, também está comprometida no dia a dia em combater o fenômeno do tráfico. Ela trabalha com os Bispos da Comissão Episcopal para os Migrantes e Itinerantes da Conferência Episcopal da Argentina, onde coordena a área do tráfico de pessoas. “Nós descobrimos a importância de trabalhar para dar formação às crianças e adolescentes sobre estes temas”, diz ela.

Marcela Villares entrega o folheto de atividades ao Papa.

“Ha vários anos oferecemos uma formação sobre temas relacionados ao tráfico de pessoas a várias dioceses do país, trabalhando principalmente em escolas. Os resultados têm sido enormes, especialmente entre crianças e jovens, nas quais já se percebe a semente que foi lançada, e entre professores e diretores que a adotaram como um eixo pedagógico a ser seguido no decorrer dos anos”.

O resultado dessas experiências foi um pequeno livro com atividades educacionais e jogos para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Este ano na diocese de Oran, no norte do nosso país, na fronteira com Salta, e, portanto, muito sensibilizada a este crime”, Marcela continua a explicar, “graças a um grupo de amigos da Associação Mundo Unido (AMU) em Luxemburgo, pudemos capacitar e financiar materiais para quatro escolas. O representante responsável pela educação nos pediu para estender o treinamento a outras escolas católicas e convidou outros diretores de escolas públicas”.

Após esta experiência em Oran, Marcela e sua equipe foram contatadas por vários meios de comunicação argentinos e o Presidente do Círculo de Jornalistas lhes pediu para iniciar uma capacitação direcionada a jornalistas, médicos e enfermeiras de hospitais locais, pessoas envolvidas com o transporte e até mesmo uma universidade solicitou a realização de uma conferência.

A estátua de Santa Bakhita do artista Timothy Schmaltz

A pandemia aumentou o mercado do tráfico, as condições de vulnerabilidade para aqueles que estão em situação de maior risco e as desigualdades entre homens e mulheres”, diz a Irmã Gabriella Bottani, coordenadora do Dia Mundial de Combate ao Tráfico. Tudo isso deve ser enfrentado com coragem. Nós mulheres, portanto, devemos assumir um papel de protagonistas na promoção de um novo sistema econômico baseado na força do cuidado. A violência causada pela exploração pode ser transformada com gestos de cuidados e solidariedade.

A maratona de oração de 8 de fevereiro de 2022 é coordenada por Talitha Kum, a rede internacional de combate ao tráfico de pessoas com mais de 3.000 irmãs, amigos e parceiros em todo o mundo, e é promovida pelas Uniões Internacionais de Superioras e Superiores Gerais, em parceria com a Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço ao Desenvolvimento Humano Integral, Caritas Internationalis, a União Mundial das Organizações Católicas Femininas, o Movimento dos Focolares, o Serviço Jesuíta aos Refugiados e muitas outras organizações em todo o mundo.

Texto originalmente divulgado pelo site Internacional do Movimento dos Focolares.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.