Com o tema “A Palavra que não morre”, 250 pessoas participaram da Mariápolis de Belém (PA), que ocorreu de 28 de abril a 1º de maio, no Centro Mariápolis Glória.
Os participantes vieram de 17 cidades da região e cerca de 40% tiveram o primeiro contato com o Movimento dos Focolares nessa ocasião. O encontro contou com a presença do bispo emérito de Belém, D. Vicente Zico, que colocou em evidência a importância da vivência da Palavra para a chamada “nova evangelização”.
Os encontros em grupos (formados por jovens e adultos) foram fundamentais para a troca de experiências, de modo que cada um podia “aprender” a viver e crescer juntos.
Todos, ao final, falavam de retornar para construir comunidades fundadas sobre o amor recíproco, ao redor da Palavra de Vida.
Algumas impressões da Mariápolis de Belém 2012:
“Em todos os meus 20 anos de vida nunca encontrei algo assim: a convivência, a atenção de todos, o amor… uma verdadeira família. Vim para responder a um apelo de Jesus e volto realizada e muito feliz”.
“Para mim foi um modo novo de ver a vida, com mais coragem e desejo de viver… o mundo aqui é real!”.
“Sempre ouvi falar de amor, mas pela primeira vez senti o que é o amor concreto… fiquei muito tocada. Estou feliz por viver assim, quero contagiar minha família, os amigos com tudo o que aprendi aqui”.
“Fiquei longe por quase 20 anos… havia esquecido os pequenos atos de amor. Para mim foi recomeçar a viver a Palavra. Muitas vezes pensamos que a felicidade seja uma festa… que passa e deixa o vazio. Agora quero buscar as coisas do alto!”;
“Encontrei realmente um tesouro: gente coerente com atos de amor concretos”.
“Aprendi a amar a todos, especialmente na família, com quem vivo em conflito… aprendi o perdão”.
“Nada será como antes! Lá fora as dificuldades para colocar em prática a Palavra serão grandes… mas gosto dos desafios e tenho certeza de que os frutos serão maiores”.