SITE OFICIAL BRASILEIRO

Ação Bag do Bem doa bolsas reutilizáveis e seguras para catadores de latinha

Conheça a Ação Bag do Bem, inspirada na SMU 2022.

Inspiradas no tema da Semana Mundo Unido do ano passado (“Ecologia Integral: As pessoas, o Planeta e nossa Conversão Ecológica”), Ângela Pelizon e Roseli, de Bertioga (SP), decidiram agir e utilizarem seus dons para ajudarem quem está ao seu lado e, consequentemente, o meio ambiente.

“Pensei: o que eu posso fazer aqui na minha proximidade? Falei com minha vizinha Roseli sobre esta realidade e o que poderíamos fazer concretamente e recordamos que fazia tanto tempo que o nosso zelador vinha reclamando muito que os catadores de latinhas na praia passavam esvaziando os sacos de lixo das casas para utilizar os sacos para recolherem as latinhas. Então, tivemos uma ideia”, contou Ângela.

Para ajudarem os catadores a reduzirem a poluição da praia e prevenirem que se machuquem com as latas, elas decidiram produzir ecobags, que são bolsas resistentes e reutilizáveis de lona, e doar a eles. Ao compartilharem a ideia com o moradores do condomínio, receberam de uma amiga muito tecido para começarem a confecção e Roseli decidiu aprender a costurar.

“Antes, conversamos com alguns catadores para saber como gostariam, criando com eles! Foram feitas as primeiras 10 sacolas que já foram entregues e continuam sendo feitas para doar aos nossos amigos catadores! O projeto já ganhou um nome: Bag do Bem!”

“Estamos falando com muitas pessoas para saberem como podem nos ajudar, por exemplo um outro vizinho doou sacos de fertilizantes, são super fortes e resistentes, mesmo que temos que lavar muito esses materiais,  vale a pena,  pois são super fortes e duráveis. Já fizemos muitos amigos (catadores) e percebemos o quanto todos sobrevivem e cuidam de suas famílias catando essas latinhas. Agora, estamos pedindo para a Prefeitura colocar em alguns locais da praia um amassador de latinhas, assim conseguem colocar muito mais nas sacolas!”

Gostou na notícia? Inspire-se na vivência de Ângela e atue na sua proximidade – e depois compartilhe com a gente o resultado pelo e-mail noticias@focolares.org.br.

Sobre a Semana Mundo Unido

Criada para inspirar e promover atitudes concretas em prol do bem comum entre jovens do mundo inteiro, a Semana Mundo Unido é uma iniciativa do Movimento dos Focolares e acontece anualmente e é encerrada pela Run4Unityr: uma corrida pela paz. Durante 7 dias, os e as participantes são convidados(as) a criar oportunidades de alertar a comunidade do seu entorno sobre um ponto que impacta a vivência em fraternidade.

Em 2023, o tem proposta é Dare To Care: Ouse Cuidar. Saiba mais.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.