Na segunda quinzena de julho, cerca de 600 adolescentes do Movimento Juvenil pela Unidade de diversos países se encontrarão na Mariápolis Lia, na Argentina, para participar do Laboratório Internacional Homem Mundo e construir verdadeiros canteiros de obra para dar pinceladas de fraternidade em todo o continente sul-americano.
De 14 a 21 de junho, na Argentina, eles compartilharão experiências, momentos de conhecimento mútuo e aprofundamento das realidades locais e da cultura do lugar onde irão realizar atividades sociais em diversos locais do continente, na segunda etapa do projeto, de 21 a 28 de julho. Após o mergulho nesse laboratório de unidade, os adolescentes partirão para outras cidades e países da América Latina, do México à Terra do Fogo, ao encontro de centros sociais de bairros pobres, de populações nativas, escolas para crianças necessitadas e grupos de religiões diferentes. A ideia é visitar diferentes comunidades para conhecer mais profundamente a vida de outros adolescentes, compartilhando os desafios e as riquezas de outras pessoas, superando todas as diferenças e abrindo o coração para o outro.
A expressão Homem Mundo que dá nome ao projeto nasceu de uma frase de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares: Eu acho que o modelo para as futuras gerações é o homem da unidade… o que temos chamado de homem mundo, um homem que pode trazer em seu coração todos os tesouros que outros dos vários continentes doam e que é capaz de doar os seus próprios tesouros aos outros.
Grande participação de brasileiros
Do total de participantes esperados para a primeira fase do projeto na Argentina, cerca de 100 são brasileiros. Para se preparar e levantar recursos para a viagem, os adolescentes brasileiros estão realizando diversas atividades em suas cidades.
Em Londrina (PR), adolescentes prepararam e venderam bombons para arrecadar dinheiro para a viagem. Como preparação ao espírito do Homem Mundo, foi realizado o projeto Arte de Amar na Escola, em uma escola pública da cidade com uma nova proposta de educação: o Amor acima de tudo. Para concluir o bimestre, foi realizada uma palestra sobre relacionamentos em equipe e os participantes protagonizaram jogos para colocar em prática a arte de amar.
Em Cruzeiro do Oeste (PR), os adolescentes organizaram um bazar beneficente em um bairro carente da cidade. Eles se empenharam em arrecadar as roupas e em selecionar cada uma, tomando cuidado para que não fosse vendida nenhuma peça rasgada ou furada. Foram momentos muito importantes, especialmente para estabelecer relacionamentos com pessoas daquele bairro.
Adolescentes de Londrina e Ibiporã (PR) promoveram uma festa junina no Lar dos Idosos com o apoio da comunidade e em Maringá (PR) prepararam uma feijoada completa para arrecadar fundos.
Nathália, de Belo Horizonte, durante as férias, com sua mãe e seu irmão tiveram a ideia de fazer alguma coisa com os cadernos usados que sobraram dos anos anteriores e que não serviam mais. Separaram as folhas usadas e levaram em uma livraria onde as trocavam por dinheiro. As folhas limpas serviram para fazer novos cadernos que foram doados para famílias que não tinham o dinheiro para comprá-los para as crianças. “Logo no início conseguimos doar 15 novos cadernos, somente usando material reciclado, e vimos a felicidade em cada um daqueles que os receberam. Depois, com o lançamento do Projeto Homem Mundo e junto com Movimento Juvenil pela Unidade, continuamos a experiência fazendo algumas agendinhas com material reciclado para vender e conseguir o dinheiro para participar do encontro na Argentina. Foi também uma ocasião para falar aos meus colegas de escola sobre o nosso projeto e muitos deles, além de nos ajudar comprando os nossos produtos, quiseram também conhecer mais sobre o Movimento Juvenil. Fez tanto sucesso que já conseguimos pagar a passagem de um dos adolescentes que irão para a Argentina”, conta Daniela.