No dia 15 de novembro de 2013, os adolescentes do Movimento Juvenil pela unidade de Benevides receberam, na Mariápolis Glória (Benevides-PA), cerca de 120 adolescentes de seis cidades do Pará.
O motivo? Uma SUPER GINCANA ECOLÓGICA!!!! A ação teve o objetivo de reunir o grupo para lançar o “Projeto Homem Mundo”, que será realizado no mesmo local em julho de 2014 e abordará o tema da sustentabilidade. Estavam presentes crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, do pró-jovem de Benevides, projeto social do Núcleo Educacional Fiore e outros convidados.
Foram dadas aula sobre as propriedades de frutas e verduras na horta onde se vive a reciprocidade entre homem-natureza, dinâmicas para aprender a importância da coleta seletiva, experiência de estar a contato direto com a natureza, diálogo com famílias que vivem a fraternidade: foi uma verdadeira escola de cidadania e reciprocidade. Todos estavam mais do que atentos quando Elide Rong, de 83 anos, uma das primeiras moradoras da Mariápolis Glória, contou como nasceram as Mariápolis Permanentes e especialmente a que eles iriam visitar. Quanta sabedoria e tesouros que só quem viveu conta com autoridade e autenticidade!
 
Alguns assim se expressaram após a premiação da Gincana:
“Foi ótimo estar aqui hoje: um dia especial na minha vida!”. L. M. (Benevides)
“Muito legal, divertido e de muita aprendizagem!” A.B. (Castanhal)
“Esse dia foi um espetáculo, conhecemos coisas novas”. D. A. (Marituba)
“Achei muito bom, aprendi várias coisas e muitas delas levarei para minha vida”. R.S. (Benevides)
“Proveitoso pelo trabalho em grupo, muito importante para formação do cidadão”. G. (Belém)
“Achei muito legal e as provas eram muito criativas. Acho que deveríamos fazer sempre!”. A.B (Castanhal)
“Um dia maravilhoso, em comunhão. Aprendemos a compartilhar, se alegrar e viver de bem com o meio ambiente”. R. (Benevides)
 
Ao final do dia, foi possível fazer uma breve avaliação e constatou-se que uma pergunta frequente durante o percurso era: “vai ter outra gincana no ano que vem?”. Um dos adolescentes já respondeu por todos: “É claro, vai ter sim!”.
Durante a gincana observou-se a importância do lúdico na aprendizagem de conceitos e formação de consciência. E tudo contribuiu para o objetivo único: colaborar na construção de um mundo unido, fraterno, em que o amor seja a única lei.