Além dessas atividades, eles tem se encontrado regularmente. Luaus, cinefóruns e momentos de oração pela paz geram a unidade no grupo que se fortalece na capital e no interior.
Os adolescentes do Movimento Juvenil pela Unidade realizaram duas ações de solidariedade no segundo semestre de 2011 em Alagoas. A primeira foi a doação de fraldas geriátricas e a visita a um asilo, e a segunda, o Natal Solidário em uma escola pública, em Maceió. Ambas as ações foram antecedidas de encontros locais e do Fórum regional que, todos os anos, ocorre durante as férias do meio do ano, em Recife (PE). São ocasiões de aprofundamento e convivência para meninos e meninas de 13 a 17 anos.
O Natal Solidário envolveu mais de 135 adolescentes, 50 do MJpU e 85 estudantes de 9 a 13 anos da Escola Municipal Rui Palmeira. Foi uma manhã na qual os dois grupos puderam compartilhar atividades artísticas, distribuição de brindes, um lanche e a felicidade de estar juntos. O nascimento de Jesus inspirou a programação e a proposta era colocar o amor recíproco em prática nas oficinas de decoração, dança, música, fantoches e desenho.
Pós-Fórum – Durante o semestre, o Movimento Juvenil pela Unidade também organizou reencontros pós Fórum e dois luaus (na capital e no interior), um cinefórum, além de reuniões preparatórias para as atividades na escola e no asilo e uma visita à pequena cidade de Feliz Deserto, no litoral sul de Alagoas. Foram momentos em que os adolescentes puderam selar a unidade entre eles e confirmar o seu engajamento na construção da unidade. É bonito ver os adolescentes interessados em viver por algo a mais, por algo de grande… construir um mundo mais unido!, afirmou Silvana Fonseca, integrante da Secretaria Local do MJpU.
Nos reencontros pós-fórum estavam presentes mais de 200 pessoas, entre elas, os pais dos adolescentes, que puderam conhecer a proposta do Movimento dos Focolares. Naquela tarde, os adolescentes recordaram os momentos marcantes do Fórum, especialmente as experiências que fizeram durante a preparação da coreografia de abertura, quando exercitaram o diálogo, o intercâmbio de ideias, a tolerância, tudo para selar, entre eles, a unidade.
Cinefórum – No cinefórum assistiram ao filme O solista”, de Steve Lopez, sobre a amizade entre um jornalista e um mendigo diagnosticado com esquizofrenia, que toca violoncelo e encontra, na música, a alegria de viver. Para os adolescentes foi um momento de reflexão, regado a pipoca e seguido do ensaio das canções para a visita e entrega das fraldas no asilo de idosos, que ocorreu em 17 de setembro.
Desde o Fórum, os adolescentes vêm se encontrando duas vezes por mês e os frutos são significativos. Nos luaus, na praia ou no campo, ao todo, foram cerca de 100 adolescentes. A mãe de umas delas contou que estava encantada de com o entusiasmo da filha que, há muito tempo, estava afastada dos movimentos da Igreja. Outro fruto da atuação do MJpU tem sido a fidelidade de alguns adolescentes ao TIME-OUT, um minuto de oração pela paz promovido nas escolas.