SITE OFICIAL BRASILEIRO

Afaso no RS: uma ONG, muitas experiências

A AFASO no Rio Grande do Sul é uma obra social do Movimento dos Focolares e atua na formação de crianças e adolescentes no contra turno da escola. Ali, oferecem diversas atividades e um ambiente familiar para que superem a situação de miséria.
No último período, a Afaso teve a oportunidade de contratar novos profissionais para o quadro da ONG, dentre eles uma auxiliar de escritório que, na infância, foi uma criança da Afaso.
O amor dessa jovem em relação à Afaso é visível: “Eu gosto muito de vir trabalhar aqui, é como a minha casa, amo muito as crianças, são um tesouro. Me sinto feliz porque fui uma criança, uma jovem da Afaso e hoje sou secretaria.”
Com essas contratações, que também é oriunda do apoio da Prefeitura de Porto Alegre, a ONG conseguiu qualificar o atendimento, especialmente dos adolescentes que recebem orientações para o ingresso ao mercado de trabalho, mas também às crianças e famílias que são acolhidas por uma equipe preparada, procurando atender cada um com amor e respeito.
Esses valores são transmitidos em diversas atividades propostas na Afaso. Uma delas, que acontece desde 2017, é o Círculo da Paz, no qual em grupos de 12 participantes, são trabalhadas temáticas como o bullying, a violência, o preconceito, as boas ações.
No Círculo da Paz, cada um tem a oportunidade de fazer uso da palavra e da escuta, num clima de acolhimento e respeito. Muitas crianças e adolescentes conseguiram expor seus sentimentos e, assim, superar aos poucos muitos sofrimentos. “Eu não conseguia falar sobre o que sentia para os outros. Agora eu vi que posso”, “vejo que contar a minha história não é tão difícil”, são alguns dos depoimentos.
A Afaso ainda oferece dentre as atividades um curso de Cuidadores de Idosos, coordenado por uma enfermeira que faz parte do Movimento dos Focolares e é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O curso se encontra na 4 ª Edição e muitos jovens e adultos estão procurando participar, pois já é referência em toda a comunidade onde a Afaso está inserida.

Compartilhe
Veja também
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
Ação Comunitária Focolare do Morro, Centro Mariápolis Arnold, Projeto Unidade na Fraternidade e ONG  Junta mais Brasil são as 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Região Sul que vão acolher jovens no período de 12 a 18 de julho para a fase de trabalho voluntário do evento.
Tudo começou com a proposta de uma jovem de 18 anos: “vamos fazer uma ação social com as crianças da ANSPAZ”! Continue lendo.