
O objetivo do encontro foi fazer um balanço do que aconteceu nestes 25 anos. A visão da fundadora dos Focolares sobre a nossa cidade ficou apenas como uma profecia, ou a experiência destes 25 anos evidencia que, na realidade, foram dados passos concretos em direção à unidade e à fraternidade universal?. Esta pergunta foi o centro do evento.
Chiara Lubich, em 1988, evidenciou a importância de Augsburg como cidade da paz e encorajou a todos a desenvolver a chamada paridade augustana (entre reformados e católicos) para uma meta mais alta: a unidade augustana.

O Dr. Gribl discorreu ainda sobre o que foi realizado na cidade nos últimos 25 anos. Entre as muitas ações em favor da unidade, sobressaiu a grande abertura em relação aos refugiados, que encontram em Augsburg uma segunda pátria. Atualmente vivem na cidade pessoas de 150 proveniências diferentes, que são sustentadas e ajudadas por uma rede de especialistas empenhados no setor da imigração.
Na ocasião, muitos grupos da cidade empenhados no social ofereceram-se espontaneamente para hospedar e acompanhar os novos refugiados da Síria. Este gesto de acolhimento deu uma grande alegria ao Dr. Kurt Gribl que concluiu: A visão de Chiara Lubich, a sua mensagem, caiu num terreno fértil Portanto, Augsburg é uma cidade em caminho para a unidade. Um caminho sempre a ser percorrido, e não deixaremos de continuar a caminhar em primeira fila.