Cerca de 180 jovens de sete cidades do Pará e de outros estados se reuniram na Mariápolis Glória, em Benevides, para o Encontro de Carnaval. O tema deste ano propôs o desafio de “fazer uma mudança visível” a partir de ações concretas no dia-a-dia.
No primeiro dia de programação, os participantes tiveram um momento para refletir sobre suas próprias atitudes na sociedade. No segundo e no terceiro dia, a proposta foi melhorar o relacionamento com o próximo e com o mundo, começando por pequenos gestos. “Os temas abordaram tudo que a gente precisa para viver bem com os outros. Uma lição que devemos levar para toda vida”, afirmou a estudante de Administração, Maria Clara.
Foi aprofundada a atuação da fraternidade no estudo e no trabalho, na família e com os amigos, como antídoto ao relativismo que nos cerca. Durante o encontro, os jogos em grupo, as danças e canções ajudaram na integração dos jovens para a vivência da fraternidade.
Um momento marcante foi a apresentação do United World Project (Projeto Mundo Unido), que foi acolhido com muito entusiasmo pelos jovens, suscitando inúmeras ideias e iniciativas para a atuá-lo na sociedade.
O professor Luiz Matos decidiu participar pela primeira vez depois que viu a divulgação do encontro em um jornal local. Para ele, foi a oportunidade de levar em frente o que aprendeu: “Eu sempre senti vontade de ajudar moradores de rua em projetos sociais, mas nunca tive coragem de fazer isso. Agora, com a proposta de fazer uma mudança visível, sinto coragem para me inserir num trabalho de ajuda aos mais necessitados”
A estudante de Direito, Aline Maneschy, que também teve seu primeiro contato com os Jovens por um Mundo Unido nesse encontro, garante que vai levar adiante o que aprendeu durante o carnaval. “Esse encontro me ajudou a recarregar as forças durante o ano, e no próximo carnaval estarei aqui novamente”, disse.