SITE OFICIAL BRASILEIRO

Brasil sediará pela 1ª vez Genfest Internacional em 2024 e deve reunir 6 mil jovens do mundo todo em Aparecida

GENFEST INTERNACIONAL. A programação do evento organizado pelo Movimento dos Focolares conta com atividades artísticas, culturais, formativas e a troca de experiências para 6 mil jovens e adultos dos cinco continentes para celebrar as experiências vivenciadas em prol de um mundo unido. 

O Genfest é um festival do setor juvenil do Movimento dos Focolares que reúne pessoas de todo o mundo, de diversas convicções religiosas e não religiosas, etnias e culturas diferentes. O evento acontece a cada seis anos, e em 2024, pela 1ª vez o Genfest Internacional será no Brasil, entre os dias 19 a 21 de julho, na cidade de Aparecida, no estado de São Paulo. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi a escolhida para acolher estes jovens do mundo todo e ‘irradiar o amor’. 

Neste início de 2023, várias comissões foram formadas e as reuniões da organização do evento já estão acontecendo de forma online em pró deste grande encontro pela fraternidade universal! A programação extensa contempla várias atividades artísticas, culturais e formativas, além da troca de experiências entre 6 mil jovens, entre 18 e 35 anos, dos cinco continentes, que são aguardados para celebrar e refletir a construção de um mundo mais unido. 

Foto: Arquivos do Genfest.
Genfest 1990.

A jovem, Klara Piedade, do Movimento dos Focolares, faz parte da comissão organizadora do evento. “O Genfest, apesar de ser um evento para os jovens, está sendo construído por pessoas de todas as idades, e isso é muito importante, esse é o grande tesouro como experiência pessoal e coletiva”, conta. 

O Genfest se fortalece por meio do desejo genuíno de despertar o protagonismo da juventude na concretização de ações que beneficiem a união e o diálogo por meio do intercâmbio de experiências culturais, religiosas e sociais. Assim, conectar, promover e celebrar atividades e atitudes práticas para cuidar do meio ambiente, das pessoas e dos povos, especialmente os mais vulneráveis. 

Genfest Filipinas.

Histórico do Genfest – A primeira edição do evento foi realizada no ano de 1973, em Loppiano, pequeno vilarejo do Movimento dos Focolares, localizado nos arredores de Florença, na Itália. Desde então foram realizadas várias edições em diversos países, sendo a última no ano de 2018, em Manila, nas Filipinas, a primeira fora do continente europeu. Na conclusão do evento em 2018, o Brasil foi anunciado como o país sede do Genfest 2024 e o tema do evento é “Juntos para Cuidar”.  

Geyce Lana, da cidade de Benevides, no Pará, esteve presente na última edição do festival. “Minha experiência foi muito enriquecedora e até hoje aplico no meu dia a dia tudo o que eu vivenciei”, disse emocionada. 

Uma família numerosa – O Movimento dos Focolares nasceu em 1943 em Trento, durante a Segunda Guerra Mundial e está presente em 182 países, com cerca de 2 milhões de adeptos e simpatizantes de todas as idades, vocações, religiões, crenças e culturas.  

Assim, procura favorecer o diálogo como método, no esforço constante de construir pontes e relações de fraternidade entre indivíduos, povos e as esferas culturais. O movimento dos Focolares está comprometido com um projeto global de construção da fraternidade, que tem, ao mesmo tempo, uma dimensão local. 

No Brasil, os focolares estão presentes desde 1959, com atividades espalhadas em todos estados. Dessa forma, contribui para a difusão da cultura da fraternidade universal nos mais diversos âmbitos da sociedade: na política, economia, ecologia, educação, saúde, comunicação, arte e cultura. No Brasil, o movimento conta com 67 centros de difusão e cerca de 82 mil membros presentes em mais de 500 cidades. 

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.