SITE OFICIAL BRASILEIRO

Caminhada da Paz celebra Região do Guará

Caminhada da Paz celebra Região do Guará

Em 28 de maio, por ocasião do 54º aniversário da Região Administrativa do Guará – RA Guará, no Distrito Federal, a Comunidade do Movimento dos Focolares com suas várias ramificações e inundações, em unidade com o Living Peace International e a Equipe Educação para a Paz A Arte de Amar, tiveram a oportunidade de semear a paz por meio da Caminhada da Paz, a qual foi inspirada nos 6 pontos da arte de amar que é a essência do Dado da Paz e cujo lema foi: “se cada um levar o amor ao mundo, haverá paz” (Chiara Lubich).

Esta Caminhada da Paz teve o apoio da Administração Regional do Guará, da Casa da Cultura, do Grupo responsável pela Rua do Lazer desta localidade e do Batalhão da Polícia Militar local. A Rua do Lazer é um evento que acontece todo último domingo do mês, com o propósito de trazer alegria, diversão e união aos seus moradores e visitantes, tendo sido portanto um bom espaço para nos darmos a conhecer, bem como para conhecermos a todos que caminharam conosco, o que nos encheu de esperança.

Narraram os responsáveis pela Caminhada da Paz.

Segundo a organização, foi gratificante perceber a acolhida e o empenho de todos que se fizeram presentes, o que garantiu o êxito da Caminhada da Paz.

Participaram presencialmente ou com alguma doação para o evento acontecer representantes de várias instituições e empresas locais, como Abrace, Instituto Regenerativo Tempo de Plantar, Instituto Socioeducativo Santo Aníbal Maria, JB PSI Consultoria, Papo à Bessa – Informação, Denúncia e Acolhimento, Instituto Viva Mulher Direitos e Cidadania, Lúcia Bessa – Segurança gera Esperança, Projeto Tecer Fios, RA Guará (cedeu-nos uma tenda), Paneteria Saúde Integral (doou pipocas e lanches), Quiosque do Sinval (emprestou-nos cadeira e mesas), Rodas da Paz, Taguapaz, Guarapaz (estes dois são Coletivos criados com membros de RA Taguatinga e RA Guará para ações de paz nessas localidades), além de Famílias com suas Crianças; num total de total de aproximadamente 50 pessoas do início ao fim do percurso, sendo que outros acompanharam-na em parte do seu itinerário. 

Dado da Paz.
Dado da Paz.

A Caminhada pela Paz

Como em outras edições, a Caminhada da Paz desenvolve-se com a apresentação das 6 faces do Dado da Paz que é apresentada por membros do Movimentos dos Focolares que também sempre contam uma experiência de como a colocam em prática; e na sequência um segmento da comunidade local ou de outra região do DF compartilha também como atua na promoção da cultura de paz no DF.

Fomos todos enriquecidos com os inúmeros testemunhos, o que foi fundamental, pois estes é que dão sentido à vida da gente e que incentivam a seguirmos juntos nesta caminhada, na certeza de que, “se cada um levar o amor ao mundo, haverá paz”.

A Caminhada da Paz teve também lindas expressões de amor, o seu percurso foi animado por um repertório musical super animado, poesias, cantos, cartazes e faixas contando formas de se promover a paz, a exemplo, faixas e cartazes escrito: Crianças pela Paz; Não ao Racismo; Semear o amor e a paz; Cuidar de quem precisa; Abrace a Paz. E como não podia faltar, teve as presenças de Pepê e Jotabê que abrilhantaram a Caminhada da Paz, isso graças aos nossos Jovens por Um Mundo Unido, o que alegrou a todos, principalmente as crianças. Eles fizeram um lindo teatrinho, ao final, na sexta estação da Caminhada, por meio do qual falaram sobre a face do Dado “Amar uns aos outros”, o que foi como que um presente para as crianças, já que em 28 de maio celebra-se o Dia Mundial do Brincar

No encerramento, tivemos a graça de podermos dar um abraço no Administrador Artur Nogueira pelo aniversário de 54 anos do Guará, com o que ele ficou muito agradecido, inclusive tirou fotos com as crianças e jogou o Dado da Paz com elas, caindo a frase “Amar uns aos outros”. Como forma de criarmos um compromisso com a Comunidade Guaraense, marcamos de nos encontrarmos na próxima edição da Rua do Lazer, que será no último domingo de junho, para contarmos as experiências vividas com essa frase, o que certamente será um bom começo para construirmos pontes de fraternidade por aqui.

Foram distribuídos biscoitinhos da sorte com valor de paz a todos, no qual tinha uma cartãozinho com a imagem do Pepê e Jotabê com uma das frases do Dado da Paz e sua explicação, como incentivo para as pessoas já irem vivenciando a arte de amar. E também indicando o acesso ao site do Living Peace International e o instagram do Living Peace Brasil para as pessoas poderem conhecer um pouco mais.

Depoimentos

Ao verem que o grupo que levaria o jogo de Xadrez para a Rua do Lazer não tinha uma tenda para se proteger do sol, a organização da Caminha da Paz tratou de convidá-los para se juntar à deles. Ao final, tiveram a oportunidade de também falar a quem foi jogar xadrez sobre a arte de amar.

Jogamos e compartilhamos experiências de como podemos amar no dia a dia com pequenos atos de amor. Uma criança que lá estava, de início não deu muita importância, até chutava o Dado. Mas, depois de tanto o jogar para cima, veio me perguntar o significado de cada uma das suas imagens e frases! Um momento de graça, pois pude perceber que cada um tem o seu tempo para se deixar tocar pelo amor de Deus e também senti a presença de Jesus em nosso meio, lembrando-me também da passagem bíblica em que Ele diz: deixai vir a mim as criancinhas.

Jogando xadrez na tenda compartilhada.
Jogando xadrez na tenda compartilhada.

E ainda, um professor e pedagogo da Escola de Palhaçaria nos pediu para darmos uma entrevista sobre a Arte de Amar em seu canal no Instagram Café & Prosa com Cláudio Moraes, ficando programado para julho. Também o Blog da Zuleika fez uma bonita referência ao Evento da Rua do Lazer, ressaltando a Caminhada da Paz. Enfim, experimentamos momentos de paraíso, com a realização desta edição da Caminhada da Paz aqui no DF, tudo pela graça de Deus, com a força do Espírito Santo e o amor de Maria, ela que sempre caminha conosco, estando à frente abrindo todas as portas. Até a próxima. 

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.