SITE OFICIAL BRASILEIRO

Caminhada da Paz: Uma experiência de unidade e cogovernança

Caminhada pela Paz

Com o intuito de levar a comunidade a conhecer a história e o significado do Dado da Paz a comunidade do Movimento dos Focolares do Distrito Federal realizou, no último dia 03 de outubro em Tagratinga, a Caminhadas pela Paz, com a presença de aproximadamente 100 pessoas e tomando os cuidados exigidos pela OMS. O momento ocorreu no parque urbano da cidade, com o lema “No amor, o que vale é amar”, inspirada nos seis pontos da Arte de Amar sintetizadas no Dado da Paz: ser o primeiro a amar, amar a todos, amar o outro, escutar o outro, perdoar uns aos outros, amar uns aos outros.

O percurso de quase 1000 metros foi transformado em um circuito com seis estações correspondentes às faces do Dado, nas quais houveram explicações e experiências sobre como colocá-las em prática. Estiveram presentes membros da Escola de Felicidade de Brasília, o Projeto Amar Sem Esperar, a Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ), a Rodas da Paz, o Viveiro Comunitário do Taguaparque, a OAB-Taguatinga, o Celeiro Literário, o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Taguatinga. O Movimento dos Focolares esteve representado pela Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade – AFAGO-DF, pelos Movimento Famílias Novas, Jovens por um Mundo Unido, Humanidade Nova e também pelos personagens Pepê e Jotabê que animaram a caminhada. No final, houve a participação ativa de famílias, idosos, jovens e crianças.

Segundo a comunidade, foi uma experiência de muita unidade na diversidade e até pode-se dizer com pinceladas de cogovernança, pois, além do rico diálogo criado com a Administração de Taguatinga de quem se recebeu todo o apoio, fizeram-se presentes vários coletivos que compõem a rede de cultura de paz e valorização a vida, os quais acolheram o convite para a caminhada com alegria.

“Ousamos dizer que a paz é possível em nossas cidades, pois fomos testemunhas de que ela foi transmitida e acolhida por cada um que ali esteve; bem como que ela se irradia, tanto que muitos nos procuraram para que levemos esta proposta às suas cidades também. Vários amigos e a equipe da Administração de Taguatinga sugeriram que a repetíssemos todos os anos e que no futuro ela possa congregar ainda mais pessoas”, nos conta a comunidade.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.