SITE OFICIAL BRASILEIRO

“Caminhando juntos” se constrói o Sínodo 2021-2024

Imagem com muitas pessoas em movimento. Matéria sobre sínodo.

O Caminho sinodal entrou na etapa continental. O Movimento dos Focolares deu a sua contribuição por meio de uma reflexão e de um trabalho desenvolvido a nível mundial. Para saber mais sobre o conteúdo da síntese apresentada, entrevistamos Francisco Canzani, Conselheiro do Centro Internacional do Movimento dos Focolares para o aspecto “sabedoria e estudo” e coordenador da Comissão para o Sínodo.

Qual é a avaliação do trabalho desenvolvido no Movimento dos Focolares para o Sínodo?

É uma avaliação muito positiva. Mais de 15000 membros do Movimento participara da primeira etapa do percurso sinodal, distribuídos em 520 comunidades do mundo inteiro. Chegaram 21 sínteses regionais que demonstram a profundidade da reflexão e o interesse demonstrado pelo Movimento dos Focolares em todas as culturas. A esse trabalho interno do Movimento – em resposta aos materiais propostos pela Secretaria do Sínodo, que nos havia pedido uma contribuição específica – somou-se a participação de muitos pertencentes ao Movimento em suas dioceses e paróquias. Foi particularmente relevante o envolvimento no percurso de reflexão de pessoas de diversas Igrejas cristãs e de fiéis de diversas religiões. Chegaram também duas contribuições importantes de grupos de diálogo entre cristãos e pessoas sem convicções religiosas que ocorrem no âmbito do Movimento.

De que maneira esse aprofundamento pode nos ajudar a adquirir práticas de sinodalidade dentro do Movimento?

Pode-se participar do percurso sinodal justamente “caminhando juntos”. A experiência de refletir e colocar em comunhão as nossas experiências, preocupações e perguntas já é por si muito válida. Surgiram temas importantíssimos: corresponsabilidade, missão, jovens, opções para os pobres, vida comunitária, papel das mulheres na Igreja que, em grande parte, estiveram presentes também na Assembleia Geral do Movimento, que ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2021, mas que ainda precisam de atuação, encarnação. O processo sinodal foi uma etapa seguinte de um caminho de atualização da nossa vida nos tempos que Deus nos dá para viver.

Concluída essa contribuição como Movimento, como podemos participar da etapa atual, isto é, da etapa continental?

É fundamental que todos “entremos” em profundidade na Sintese que nos foi proposta pela Secretaria do Sínodo para a etapa continental, que a leiamos, meditemos, que possamos responder as suas perguntas ainda em comunidade. Percebemos, entre outras coisas, a grande sintonia que há com o documento síntese que enviamos como Movimento dos Focolares à Secretaria do Sínodo.

Para participar da etapa atual, podemos continuar participando de todos os eventos que a nossa igreja local nos propõe.

Há algum subsídio que possa ajudar os membros do Movimento a aprofunda o tema da sinodalidade?

Acho que é importante que todos consultem o documento síntese que enviamos como Movimento dos Focolares à Secretaria do Sínodo. Fizemos inclusive um vídeo de apresentação que ajuda a entendê-lo melhor. Depois, como eu já disse, é fundamental ler o documento da etapa continental e continuar refletindo sobre as temáticas apresentadas ali. Além disso, seria realmente útil que as comunidades do Movimento pudessem responder as perguntas postas no documento, as mesmas que toda a Igreja se coloca.

Também é importantíssimo nos formar para a sinodalidade. Para isso, o Instituto Universitário Sophia, por meio do seu centro de pesquisa Evangelii Gaudium, inicia um curso on-line articulado sobre a temática. Acho que todos podemos – e talvez devemos – fazê-lo.

Carlos Mana

Contribuição do Movimento dos Focolares com a Secretaria do Sínodo – Descarregar PDF

Fonte: Focolares Internacional.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.