Área de transferência01
Fraternidade em ação: atitude que transforma é uma campanha promovida pelo Movimento dos Focolares no Brasil com o propósito de contribuir para a transformação social do país por meio da educação integral de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, no contexto familiar e comunitário, ampliando suas oportunidades de vida digna e trabalho decente. Apostar na formação de meninos e meninas é plantar a semente de uma nova sociedade, mais justa e fraterna, que os membros do Focolares se empenham em construir.
Neste primeiro momento da campanha, os recursos arrecadados serão destinados a 11 organizações, localizadas em nove estados brasileiros das cinco regiões, que desenvolvem projetos para cerca de 3 mil meninos e meninas entre 3 e 17 anos, alcançando mais de 6 mil pessoas indiretamente.

Nos projetos, são realizadas atividades educacionais como acompanhamento pedagógico, inclusão digital, cultura, arte, esporte e cidadania, além de ações que contribuem para o desenvolvimento integral dos seus participantes: acompanhamento psicológico e familiar, assistência social, segurança alimentar, dentre outras.

A regra de ouro “não fazer ao outro aquilo que não gostaria que fosse feito a si e fazer ao outro aquilo que gostaria que fosse feito a si” e a “arte de amar” são exercitadas diariamente por participantes e educadores, imbuindo as crianças, adolescentes e jovens do desejo de serem protagonistas da fraternidade.

A campanha brasileira se integra à campanha mundial de Azione Famiglie Nuove, que apoia 100 projetos sociais, contribuindo com a formação de 13 mil meninos e meninas, em 50 países.
 
Projetos sociais no Brasil

Desde a sua chegada ao Brasil, há mais de 50 anos, o Movimento dos Focolares sempre esteve comprometido com a transformação da realidade social, a partir da a opção preferencial pelos pobres e os excluídos, sem ser “exclusiva” ou mesmo “excludente”.

Ainda nos anos 1970, multiplicaram-se atividades sociais, sobretudo por parte de jovens do Movimento. Assim, foi lançada em todo o território brasileiro a ação cujo lema era “Morrer Pela Própria Gente”. Ela se desenvolvia em orfanatos, asilos, hospitais, leprosários, bairros pobres, favelas, “invasões” no campo e na cidade. Não demorou para que surgissem ações de intervenção social de certo relevo, que duram até hoje,  em áreas urbanas, assentamentos, comunidades rurais e quilombolas.

Foi assim que surgiram organizações inspiradas nos princípios do Movimento dos Focolares distribuídas em todo o território nacional. São mais de 8.000 pessoas – crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres – envolvidas diretamente com os projetos desenvolvidos por estas organizações, que contemplam naturezas diversas, desde a oferta de serviços socioeducativos e comunitários, à geração de renda, recuperação de tóxico-dependentes, defesa de direitos, promoção cultural e articulação política.

No contexto de todo o trabalho, a pessoa é reconhecida como sujeito central de toda ação. Portanto, os procedimentos adotados são constantemente orientados a partir do princípio de subsidiariedade, tendo em vista o empoderamento das comunidades locais para que se tornem sujeitos autônomos e promotores do próprio desenvolvimento. É nessa perspectiva que “dar” e “receber” se tornam recíprocos e a solidariedade se completa com a fraternidade.

PARA PARTICIPAR ACESSE O SITE http://www.fraternidadeemacao.org.br

Saiba quais as organizações que serão beneficiadas com a Campanha e como doar.