Dentro das comemorações da semana do sexto ano da partida de Chiara Lubich para o Paraíso, dois eventos foram realizados na região Sul: a exposição itinerante Chiara Lubich: Protagonista de um Novo Tempo na Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) e na manhã do dia 15 de março foi descerrada a placa indicativa da Rua Chiara Lubich na cidade.
Muito significativa a localização da rua com o nome de Chiara Lubich em Porto Alegre: é perpendicular a uma das mais importantes ruas da capital, eixo entre uma área de expansão e um bairro pobre da cidade onde se encontra a Afaso (Associação Famílias em Solidariedade) obra social do Movimento dos Focolares, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social.
Além do vereador João Carlos Nedel, proponente da homenagem, entre as autoridades presente se encontrava Dom Dadeus Grings (arcebispo emérito de Porto Alegre) e o pastor Carlos Dreher (emérito) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, que juntos deram uma benção. Em seu discurso, Dom Dadeus Grins salientou que quando se dá um nome a uma rua, quer-se colocar em relevo o papel, a importância e os valores que esta pessoa ofereceu à sociedade. Por isso, ele desejava para a cidade que essa rua fosse uma rua de relacionamentos.
Ao descerrar a placa, o vereador João Carlos Nedel apresentou a todos a bandeira da cidade que a encobria, salientando que a bandeira representava 1 milhão e quatrocentas mil pessoas (a população de Porto Alegre) que, através dos seus representantes, tinham aceitado por unanimidade fazer essa homenagem a Chiara Lubich.
A cerimônia de caráter cívico contou com participação da Banda de Música da Brigada Militar que aceitou o convite e executou o Hino Nacional brasileiro e o hino do estado do Rio Grande do Sul. As crianças da Afaso deram o tom festivo ao evento com suas músicas e danças.
O desejo é que a rua se torne para a comunidade de Porto Alegre um point onde serão promovidos eventos para que os futuros moradores, transeuntes e vizinhança possam conhecer a vida e a trajetória desta mulher que precedeu os tempos e é considerada uma das mais renomadas personalidades no campo espiritual do século XX.