A bem-aventurada Chiara Luce Badano foi a principal atração do estande do Movimento dos Focolares montado na Feira Vocacional, um dos eventos da Jornada Mundial da Juventude. “Estamos impressionadas com a quantidade de pessoas que estão atraídas –diria até apaixonadas – pela vida de Chiara Luce”, relata Camila Ribeiro, uma jovem do Movimento que trabalhou no estande. “Algumas pessoas chegaram até a se emocionar simplesmente por nos encontrar”.
Camila ilustra o que viu com o caso de uma jovem do interior do Ceará. Comovida quando conheceu a história da italiana que faleceu aos 18 anos vítima de câncer, essa moça veio para a JMJ com o único objetivo de saber mais sobre Chiara Luce e os Focolares. Ao chegar à Feira Vocacional, percebeu que o estande do Movimento era o único que estava ainda aberto. “Quando nos viu, começou a chorar e disse que era Deus que a trazia até aqui”, relata Camila. No mesmo instante, chegou um jovem do Movimento de Fortaleza, que se apresentou e passou a ela os contatos da sua cidade.
Assim que descobriu que tinha um grave tumor nos ósseos, Chiara Luce Badano transformou seus últimos meses de vida em uma verdadeira estrada na busca da santidade. Ela passou a tratar cada etapa de seu tratamento e, sobretudo, as fortes dores que daí provinham, como uma oferta a Jesus. Em 2010, ela foi beatificada. Neste ano, foi declarada uma das intercessoras da Jornada Mundial da Juventude.
O estande dos Focolares distribuiu aos interessados o livro 25 minutos: A vida de Chiara Luce Badano, publicado pela Editora Cidade Nova, com o apoio da Ajuda à Igreja que Sofre. O autor, Franz Coriasco, amigo pessoal de Chiara Luce, esteve no estande no dia 26. Além disso, durante o período da Feira Vocacional, entre os dias 23 e 26 de julho, os jovens do Movimento que estavam no local também apresentaram outras iniciativas da Obra, como o United World Project e a Escola Civitas – uma formação para os jovens sobre a política com uma abordagem diferente da habitual.
Ao lado do estande do Movimento dos Focolares, havia outros 129, que apresentavam aos peregrinos da JMJ as congregações, os movimentos e as comunidades religiosas que retratam a variedade de carismas da Igreja. A Feira Vocacional foi realizada na Quinta da Boa Vista, um parque que é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.
(Texto Airam Lima Junior / Fotos George Assunção)
[nggallery id=81]