SITE OFICIAL BRASILEIRO

Chiara Luce: Prêmio Solidariedade

Lançada a primeira edição do prêmio anual promovido pela Fundação Chiara Badano

Você gosta de ajudar concretamente os outros? Você tem a ideia de um projeto de solidariedade e não vê a hora de fazê-lo acontecer? Pois bem, existe algo que pode lhe interessar.

No dia 29 de outubro de 2022, durante o aniversário de nascimento da Bem-aventurada Chiara Luce Badano, a Fundação que mantém viva a sua memória instituiu a primeira edição do Prêmio Solidariedade. É um evento anual para promover projetos de solidariedade em qualquer lugar do mundo.

Desde pequena, Chiara Luce demonstrou a sua paixão pelos mais necessitados, os mais frágeis, os marginalizados da sociedade, especialmente idosos e crianças. Por esse motivo, a Fundação Chiara Badano decidiu instituir esse prêmio.

O objetivo é sustentar e incentivar projetos para a promoção de ações positivas voltada às faixas mais debilitadas da população (idosos, portadores de deficiência, imigrantes…) e a atuação no combate à exploração e à violência contra mulheres e crianças, novas pobrezas e para a proteção do planeta.

O prêmio irá identificar, cada ano, um projeto inovador sobre temas específicos de destaque social, com o objetivo de difundir seus conteúdos e torná-lo patrimônio comum. A finalidade será apoiar o projeto por meio de uma contribuição financeira de 2 mil euros, incentivá-lo através de uma comunicação eficaz nas redes sociais e abri-lo a novas formas de apoio.

Podem aderir ao prêmio, organizações e grupos, inclusive informais, compostos na sua maioria por jovens abaixo de 30 anos, com um projeto que promova e apoie a cultura e a prática da solidariedade. A data final para a apresentação dos projetos (20 de janeiro de 2023) foi prorrogada até 20 de fevereiro de 2023.

>> Para maiores informações leia o edital.

A Fundação Chiara Badano promove ainda o Prêmio Art, uma ocasião para que os jovens possam exprimir – através de talentos artísticos – de que modo o estilo de vida de Chiara Luce os fascinou e inspirou. Em março de 2023 sairá o edital para a sexta edição.

Lorenzo Russo

Fonte: Focolares Internacional.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.