20151029-0520151029-05O musical Life, love, light (Vida, amor, luz), inspirado na vida da bem-aventurada Chiara Luce Badano, chegou aos palcos no Peru: no dia 10 de outubro passado, poucos dias depois do quinto aniversário da beatificação da jovem de Sassello, o espetáculo foi encenado em Lima.

Os jovens peruanos do Movimento dos Focolares há meses estavam em contato com os seus coetâneos espanhóis – que haviam encenado o mesmo musical, em Burgos – para obter o material. Depois, com a colaboração da Comunidade de Villaregia e das Misioneras Identes – uma vez que admitem, “o trabalho superava muito as nossas forças” – e alguns profissionais, iniciaram a preparação do musical.

20151029-0320151029-03Foram 75 os jovens que participaram da preparação, tanto dos Focolares quanto de outras associações envolvidas nesta iniciativa. E não faltou nem mesmo uma série de “felizes coincidências” nas quais os jovens perceberam a mão da Providencia: desde a disponibilidade de uma sala com centenas de lugares em um renomado bairro de Lima, até as refeições para toda a equipe que receberam graças à generosidade de um simpatizante do Movimento, e ainda as entrevistas feitas em dois canais de televisão, um dos quais filmou o espetáculo para transmiti-lo nos dias seguintes.

20151029-0220151029-02Também os 500 espectadores não faltaram com a própria generosidade: o ingresso era livre, mas com o convite a oferecer alimentos não perecíveis – que eles receberam em grande quantidade – a serem destinados às pessoas assistidas pela Comunidade de Villaregia.

E, enfim, a apresentação do musical que foi um grande sucesso, e permitiu aos protagonistas a descoberta e a valorização de muitos talentos. Particularmente profundo o testemunho da mãe de uma jovem, 13 anos, que sofre de uma grave forma de depressão, ela afirmou: “Vocês transformaram a vida da minha filha!”.

20151029-0420151029-04Na conclusão do espetáculo foi lida a mensagem enviada pelos pais de Chiara Luce, Ruggero e Maria Teresa Badano, que agradeceram por tudo o que os jovens fizeram: “A tensão à santidade e a fidelidade aos valores do Evangelho de Jesus – escreveram – guiaram Chiara Luce também nos momentos mais difíceis da sua existência e, temos certeza, saberá inspirar também a vocês. Porque, como repetia Chiara Lubich, a sua mãe espiritual: vocês têm uma única vida e vale a pena vivê-la bem”.