SITE OFICIAL BRASILEIRO

Clima de família e novidades entre consagrados e consagradas na Mariápolis Ginetta

Tema do ano 2024 e resumos de eventos que aconteceram em 2022 estão entre os tópicos do Encontro dos Consagrados e das Consagradas.

Entre os dias 9 e 12 de janeiro, aconteceu o Encontro dos Consagrados e das Consagradas que reuniu cerca de 40 participantes de 18 carismas em clima de família e comunhão pela unidade. O palco deste encontro foi o Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP). Confira os temas debatidos.

Consagrados à unidade

Laudes e apresentações iniciaram a programação, seguidas pela exposição do tema do ano 2023 para o Movimento dos Focolares: a Oração. A fala da atual presidente do Movimento Margaret Karram se destacou pelos tópicos “A oração é o respiro da alma”, ” A oração é voltar para a verdadeira casa, o seio da Trindade”, ” Voltar à fonte, voltar ao Evangelho, voltar à vida de oração” e “Quanto mais estamos em unidade com Deus (oração). 

Entre um tema e outro, instantes para compartilhar experiências aconteceram ao longo de todo o programa, seja no palco, seja nos grupos de diálogo.

Em um momento da atualização, Padre Paco, Ir. Joel e Ellen tiveram a oportunidade de informar detalhes sobre a vivência nos encontros internacionais do Movimento Carismas pela Unidade, dos setores dos consagrados e consagradas e dos religiosos e das religiosas – chamados de Gen Re -, ocorridos em agosto do ano passado na Itália. Também a Irmã Maria Inês partilhou sobre a sua experiência na Casa Emmaus, em Loppiano.

No penúltimo dia, Pe. Paco e Maria Teresa expuseram o tema “Movimento Carismas pela Unidade”, onde ressaltaram que os carismas e o próprio Jesus devem estar ao centro. 

Comunicação e Genfest

E o tópico comunicação não poderia ficar de fora. O editor-chefe da Revista Cidade Nova, Luís Marques foi convidado a falar sobre os pontos de uma comunicação efetiva em tempos de sinodalidade, seguido pela representante dos Focolares na Grande Região das Américas, Márvia Vieira, que contou sua experiência nos Focolares.

Também os jovens marcaram presença para trazer detalhes sobre a organização do próximo GenFest internacional (evento que reúne jovens do Movimento dos Focolares de todo o mundo), que será sediado pelo Brasil, e para contar com o comprometimento de todos e todas presentes na sua construção.

Após a Santa Missa na Igreja Jesus Eucaristia, um tour de explicação sobre a origem da igreja e o significado da sua arquitetura foram abertas.

Eucaristia e a vida dos consagrados 

O último dia de encontro começou com as inspirações da Santa Missa, seguido pela apresentação do tema de Jesùs Moran “Eucaristia, dom da humanidade de Jesus” e encerrado por Márvia, que apresentou as conclusões do encontro dos e das responsáveis das grandes regiões do Movimento dos Focolares, ocorrido em setembro de 2022, com a previsão do próximo tema anual para 2024: a missionariedade.

 Entre as impressões, ficaram as de um encontro de família, leve e profundo. Foi ressaltada também a importância do diálogo e da comunhão, sendo que a vida de oração e Jesus Eucaristia são fundamentais neste processo. O próximo encontro dos e das consagradas já tem previsão: 8 a 12 de janeiro de 2024.

O sentimento final é de gratidão a Deus pelo encontro que tivemos, certos de que Ele o conduziu com o seu amor.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.