SITE OFICIAL BRASILEIRO

Concluída a fase diocesana do processo de beatificação e canonização de Chiara Lubich

Saudação conclusiva de Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares
à Cerimônia de encerramento do Processo Diocesano da Causa de beatificação e canonização de Chiara Lubich
 

Catedral de Frascati, 10 de novembro de 2019

Excelência, dom Raffaello Martinelli,
Eminências, Excelências, autoridades religiosas e civis, militares,
Caríssimas e caríssimos todos,
 
Na conclusão desta cerimônia de encerramento da fase diocesana da Causa de beatificação e canonização de Chiara Lubich, fico feliz em dirigir uma palavra de agradecimento a todos os que tornaram possível a coleta desses atos, produzidos em quase cinco anos de intenso trabalho.
Em primeiro lugar, agradeço ao nosso bispo, dom Martinelli, que, com diligência, acompanhou todo o processo realizado e que hoje, com este ato final, entrega a importante documentação coletada à Congregação para as Causas dos Santos.
Naturalmente, agradeço muitíssimo os parentes de Chiara que também hoje estão aqui conosco para louvar e agradecer a Deus. O nosso único desejo agora – podemos garantir – é oferecer à Igreja, através desta ampla documentação, o dom que Chiara foi para nós e para muitíssimas pessoas.
Acolhendo, dia após dia, de modo coerente, o carisma que Deus lhe deu, caminhando e tendendo para a plenitude da vida cristã e a perfeição da caridade, Chiara se prodigalizou para que esse caminho de vida evangélica fosse percorrido por muitas pessoas, com a renovada determinação de ajudar todos os que encontrava a colocar Deus em primeiro lugar e a “santificarem-se juntos”.
O seu olhar e o seu coração, como agora demonstrado, eram movidos por um amor universal, capaz de abraçar todos os homens para além das diferenças, sempre propensa em realizar o testamento de Jesus: Ut omnes unum sint.
É motivo de alegria para todos saber que, agora, a Igreja vai estudar e analisar a vida e as virtudes da serva de Deus, a nossa amadíssima Chiara.
Aguardaremos com espírito de humildade a decisão do Santo Padre e pedimos a Deus, somente para a sua glória e o bem de muitos, que, com o eventual reconhecimento da exemplaridade de Chiara, a humanidade e a história possam conhecer novos cenários de paz, de unidade e de fraternidade universal.
 
Obrigada.



 
 

Compartilhe
Veja também
No último dia 30 de março, a Cátedra Chiara Lubich promoveu o Encontro Interdisciplinar com o tema “Tecnologia e Fraternidade”, no Pavilhão Maker, Unicap, direcionado a docentes que atuam em projetos com ações humanistas nas áreas da tecnologia, engenharia e arquitetura e urbanismo.
Lançamento de “O grão da areia e o céu estrelado”, do autor Saad Zogheib Sobrinho, narra os aspectos peculiares do seu relacionamento pessoal com Chiara Lubich e pincela a história do Movimento dos Focolares no Brasil. 
Notícia que aquece o coração! Às 09h deste sábado, 11 de fevereiro, haverá a Cerimônia que nomeará uma ciclovia em homenagem à fundadora do Movimento dos Focolares, na cidade de Itu, do estado de São Paulo.