SITE OFICIAL BRASILEIRO

Concluída Semana Mundo Unido 2022

Semana Mundo Unido 2022

Mais uma vez a Semana Mundo Unido (SMU) deste ano deu espaço a eventos e ações globais pela paz e fraternidade que se concentraram no “cuidado”, com um foco especial na ecologia integral. A Campanha #Daretocare continua para o próximo ano.

No dia 8 de maio, a Semana Mundo Unido 2022 chegou ao fim com um evento de transmissão ao vivo durante o qual foi lançado o convite para continuar vivendo, no próximo ano, na linha do #daretocare.

Semana Mundo Unido Coreia do Sul
Coreia do Sul.

Foram envolvidos 56 países, com 126 eventos ao redor do mundo, renovando o compromisso contínuo de proteger nosso planeta e alcançar melhores condições de vida para todos.

Com um olhar sobre os acontecimentos atuais e o doloroso conflito na Ucrânia, foi expressa a urgência de uma mudança de perspectiva nas relações entre indivíduos e povos, partindo de uma maneira diferente de se relacionar com o planeta Terra e com todos os seus habitantes.

Esta necessidade comum ficou clara a partir da abertura da Semana no domingo 1º de maio, graças às contribuições, insights e à presença do Gen Verde com seu último trabalho, “Nós escolhemos a paz”. Por outro lado, a música do Gen Rosso nessa Semana foi para Bihac, na Bósnia-Herzegóvina. A partir daí, ficou em conexão com as diversas ações no mundo, trabalhando com migrantes na rota dos Bálcãs.

Tudo isso e os principais eventos foram o foco do United World Week Podcast, um programa diário de notícias com foco em uma parte diferente do mundo todos os dias e uma audiência de cerca de 2000 pessoas conectadas ao site www.unitedworldproject.org. Nesta mesma plataforma será possível, também nos próximos meses, continuar a aprofundar os temas e rever as histórias apresentadas nestes oito dias.

Querem um exemplo? Em Hyderabad, no sul do Paquistão, 130 jovens se encontraram para refletir sobre a vida após a pandemia, encontrando confirmação da importância da água potável, da energia sustentável, do reflorestamento que garante o ecossistema, mas sobretudo o fortalecimento das relações e da “rede” como forma de gerar mudanças.

Cuba.

O Oriente Médio foi o continente onde mais se concentrou a atenção este ano. Uma das razões para isto foi a guerra, que educou várias gerações a trabalhar pela ecologia integral, uma ferramenta cada vez mais importante para reconstruir uma realidade onde o mal-estar social é muito forte. Isto também foi demonstrado pelos Jovens por um Mundo Unido em Banias, Síria, que empreenderam uma ação educacional para crianças surdas e deficientes mentais, vivendo um dia “verde” com elas e trabalhando para melhorar gradualmente suas condições de vida.

Domingo 8 de maio também foi a hora do Run4unity, a corrida de revezamento mundial durante o qual meninos e meninas de diferentes grupos étnicos, culturas e religiões correram juntos das 11h às 12h (em diferentes fusos horários) para mostrar seu compromisso com a paz e com a promoção de uma ferramenta para alcançá-la: regra de ouro. Este ano, havia 33 run4units em todo o mundo.

Iniciativas

No final da Semana Mundo Unido 2022, foi lançado um novo aplicativo para compartilhar boas ideias e aumentar o impacto social que tantas boas práticas simples podem gerar em conjunto: a operação, intitulada EM REDE PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE, que se originou de um grupo de professores italianos em suas escolas.

A maneira como funciona é simples: depois de identificar um patrocinador – um pai, um amigo, você mesmo – você pode atribuir um valor econômico de 0,10 centavos, ou o equivalente de cada moeda no mundo, às “economias” necessárias para investir esta soma em vários projetos de solidariedade.

Agenda

O primeiro evento da campanha #Daretocare 2022-2023 será o Festival del Buen Vivir, dois dias de discussões aprofundadas e workshops sobre os temas da ecologia integral, nos dias 14 e 15 de maio, sábado e domingo, ao vivo no canal Youtube United World Project.

Paolo Balduzzi

Texto originalmente publicado pelo site internacional do Movimento dos Focolares.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.