SITE OFICIAL BRASILEIRO

Congratulações do mundo inteiro| Diário #9

Assembleia Geral 2021

Diário da Assembleia geral /9 – de 02 de fevereiro de 2021

Após 10 dias, a Assembleia geral do Movimento dos Focolares alcançou a metade da sua programação: com a eleição da nova Presidente, Margaret Karram, e a confirmação ocorrida hoje, por parte do Vaticano, da reeleição do copresidente Jesús Morán, conclui-se a primeira parte.

Como primeiro ato oficial, a nova Presidente estabelecerá amanhã o número dos conselheiros gerais que a Assembleia deve eleger. Não poderão ser menos de 20, conforme recente alteração feita nos Estatutos Gerais do Movimento.

            Enquanto hoje se trabalha nas novas diretrizes e linhas de ação para os próximos seis anos, chegam do mundo inteiro as congratulações à presidente recém eleita. Repassamos algumas particularmente significativas:

“Foi com grande satisfação que tomamos conhecimento da sua eleição para nova presidente do Movimento dos Focolares. […] Pela sua grande experiência no diálogo com as culturas […] a sua nomeação reforçará o testemunho da unidade entre culturas e religiões. […] Cooperando com “Juntos pela Europa” queremos ser um parceiro de confiança na contribuição para uma nova cultura da unidade”.   Pe. Heinrich Walter, Movimento de Schoenstatt

“Cara Margaret, […] desejo regozijar-me com você, também em nome de André [Riccardi] e de toda a Comunidade de Sant’Egídio por esta importante missão. […] Encontramo-nos já em várias ocasiões […] de modo especial no empenho pela unidade entre os movimentos e “Juntos pela Europa”. […] Construir pontes e elos de fraternidade é uma necessidade em nosso mundo e uma “vocação” à qual a sua história pessoal, a sua proveniência de uma terra de sofrimento e conflitos, torna-a particularmente sensível. […] Neste espirito de fraternidade, prossigamos com nossa amizade entre o movimento dos Focolares e a Comunidade de Sant’Egídio”.

Marco Impagliazzo, Presidente da Comunidade de Sant’Egídio

“A Federação da Amizade Hebraico-Cristã na Itália exprime à Senhora os sinceros votos de bom trabalho para sua missão. […] Rememoramos aqui as luzes e as cores das suas cidades: Haifa, Los Angeles e Jerusalém e desejamos colaborar na promoção do diálogo hebraico-cristão e inter-religioso”.

“É com grande prazer que, em nome da União das Comunidades Islâmicas da Itália, quero expressar à Senhora as mais vivas felicitações pela sua nomeação para Presidente do Movimento dos Focolares. Renovo em nome das comunidades que represento a vontade de sempre colaborar no caminho do diálogo, da partilha, do encontro, com a esperança de poder colher frutos de paz”.

Yassine Lafram, presidente UCOII.

“A Ordem do Santo Sepulcro comunica os seus melhores votos à recém eleita Presidente do Movimento dos Focolares, Margaret Karram. […] Árabe católica de Haifa, sempre intensamente envolvida nas atividades do diálogo inter-religioso, trabalhando pela cultura do encontro na Terra Santa”.

Antes de fechar este diário pedimos aos nossos caros leitores, uma colaboração: já estão sendo espalhados, em diversos canais, documentos, fotos, gravações da Assembleia geral.  Para nós é de grande interesse reforçar que esta Assembleia não é um evento público. Pedimos a vocês que nos ajudem a proteger a privacidade e a não alimentar de forma alguma a difusão imprópria dos conteúdos não autorizados por este Departamento. Obrigado.

Departamento de Comunicação do Movimento dos Focolares

Compartilhe
Veja também
Terminou um dia muito intenso de trabalho para os participantes da Assembleia geral. Entre ontem e hoje eles analisaram e votaram uma série de moções para a vida do Movimento no futuro. Foi escrito um esboço inicial do documento final, que contém, em síntese, as orientações e linhas de ação das temáticas discutidas nos vários grupos de trabalho.