SITE OFICIAL BRASILEIRO

Conhecimento muda vidas: projeto É possível

A história de Rose, burundese que deu início a uma atividade no setor de alimentação graças a um projeto de microcrédito comunitário.

Rose vive no Burundi e tem seis filhos. Há alguns anos abriu um restaurante que serve refeições inclusive a clientes distantes da sua vila. Por meio dessa atividade conseguiu colocar os filhos na escola e também pagar um salário a alguns funcionários.

Até 13 anos atrás a situação era bem diferente. Rose não sabia o que significava a palavra economia e tinha grandes dificuldades para administrar a parte financeira da sua família. A situação mudou quando conheceu o projeto “É possível!”, conduzido pela AMU, Ação por um Mundo Unido, e por Casobu, uma Ong do Burundi e parceira local.

“Por meio desse projeto – explica Rose – nós aprendemos a economizar. Entrei em contato com um grupo de pessoas que, como eu, precisava de dinheiro para melhorar a própria condição. Com o primeiro crédito que recebi eu logo comprei roupas: não sabia como fazer um verdadeiro investimento. Depois pensei: como posso pegar dinheiro sem ter um projeto concreto? Então decidi comprar panelas, frigideiras, pratos. E assim abri o meu restaurante”.

“É possível!” é um projeto baseado no microcrédito comunitário, uma metodologia que reúne em grupos pessoas que se autofinanciam, colocando suas próprias economias em um fundo comum. Dessa forma, o grupo pode conceder pequenos empréstimos aos seus membros, para sustentá-los em alguma despesa e na abertura ou gerenciamento de pequenas atividades geradoras de renda.

Emanuela Castellano, da AMU, responsável pelo projeto, explica: “Os projetos de microcrédito comunitário baseiam-se em uma abordagem participativa, que busca responsabilizar os membros do grupo, de modo que o projeto possa prosseguir e ampliar-se. Os fundos arrecadados e o nosso suporte conseguem sensibilizar as comunidades, formar e acompanhar os componentes dos grupos, mas o dinheiro compartilhado é deles. Esta é a principal característica do projeto: o chamado à reciprocidade, por isso cada um pode dar a própria contribuição ao desenvolvimento da comunidade. O projeto “É possível!” quer acompanhar inclusive atividades que estão crescendo e querem ter acesso a financiamentos mais consistentes, para que sustentem a própria ampliação”.

Desde quando Rose conheceu o projeto, pode realizar o seu sonho: abrir uma atividade que lhe permita manter os filhos e fazê-los estudar. Com o passar do tempo, o número de clientes aumentou, e agora ela consegue até garantir o sustento de cinco dependentes que a ajudam. Eles também têm projetos para o futuro: um gostaria de comprar uma cabra, outro quer comprar um terreno. Qualquer sonho, no início, parece difícil de ser realizado, especialmente num país como o Burundi. Trata-se, com efeito, do segundo país mais populoso da África, e ainda é um dos cinco países com os mais altos índices de pobreza do mundo. Quase uma família em duas, cerca de 4,6 milhões de pessoas, sofre de insegurança alimentar e 56% das crianças abaixo de 5 anos são malnutridas. Neste panorama tão complexo, o restaurante de Rose é realmente a realização de um sonho e pode se tornar a esperança para concretizar os sonhos de seus filhos e dos seus dependentes. O projeto “É possível” faz exatamente isso, permite esperar que muitos outros, como Rose, realizem o próprio sonho e mirem a um futuro melhor.

Laura Salerno.

Texto originalmente divulgado pelo site internacional do Movimento dos Focolares.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.