SITE OFICIAL BRASILEIRO

Conselheiros internacionais animam Focolares em Brasília a sair dos encontros internos

Conselheiros internacionais animam Focolares em Brasília a sair dos encontros internos

Entre 13 e 19 de abril, Bernadete e Angel, conselheiros internacionais para as Américas, estiveram em Brasília e se reuniram com a comunidade do Movimento dos Focolares juntamente com Márvia e Aurélio, responsáveis nacionais. O Encontro durou cerca de 3 horas e foi marcado pela sabedoria compartilhada pelos conselheiros que estiveram viajando pelo norte do Brasil entre os meses de março e abril.

Foram muitas as falas que marcaram a comunidade, mas duas se destacaram de forma especial:

 “Hoje somos todos chamados a exprimir o carisma de um modo novo. Vocês aqui de modo brasileiro, que tem tantas formas diferentes de se expressar em cada região. Depende de cada um de nós para exprimir hoje o que o carisma é chamado a oferecer, sem repetir as coisas que talvez hoje não sirvam mais. Porque cada um de nós recebeu diretamente o carisma e sabemos que ele frutifica e floresce com a vida de Jesus no meio. Mas, não temos Jesus no meio se não somos antes vida da Palavra, vida do Evangelho.”

As comunidades que estão preocupadas em ‘preservar a própria fé’ estão desaparecendo. Ao invés, aquelas que se ocupam em sair para anunciar são aquelas onde existe mais vida.”  E praticamente em nossas comunidades acontece a mesma coisa. Aquelas comunidades que se preocupam em fazer apenas seus encontros de focolare, seus encontros de núcleo, de unidade gen, somente isto, e alguém talvez  chama para fazer alguma coisa e nós dizemos que, estamos ocupados, porque temos que fazer a nossa reunião de núcleo, de focolare… Deus nos abre as portas mas nós estamos ocupados… Ao invés, aquelas que estão ocupados em anunciar, nelas se vê a vida. ……Quando encontro uma pessoa que foi tocada pelo Ideal e vejo essa pessoa crescer no Ideal eu a vejo crescer em mim, eu a veja brilhar ainda mais bela em mim, então, não percamos a beleza de ver o Ideal brilhar nos olhos de outros.”

Nos demais dias, os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecerem pontos turísticos da capital do país, além de passarem dois dias no Encontro de Assistentes das novas gerações que vieram de todo o Brasil e de visitarem o Focolare Feminino (local fixo do Movimento), onde impulsionaram a ir de encontro com as portas que aparecem para apresentar o Carisma da Unidade.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.