SITE OFICIAL BRASILEIRO

COP27: A carta para acabar com os combustíveis fósseis

O Movimento dos Focolares adere ao “Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis”, assinado pelo Dicastério do Vaticano para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, o Parlamento Europeu, o Parlamento das Religiões Mundiais e mais de 2900 cientistas, acadêmicos, associações e representantes de diferentes credos religiosos.

“Nós, abaixo assinados, conclamamos os governos de todo o mundo a adotar e implementar urgentemente um Tratado de Não Proliferação dos Combustíveis Fósseis para proteger a vida e a subsistência das gerações presentes e futuras através de uma eliminação gradual e equitativa dos combustíveis fósseis em consonância com o consenso científico de não exceder 1,5ºC de aquecimento”.

Estas são as palavras de introdução à carta assinada por mais de 2900 cientistas, acadêmicos, associações e representantes de diferentes crenças religiosas, pelo Dicastério do Vaticano a Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e pelo Parlamento Europeu, ao qual o Movimento dos Focolares também aderiu para pedir aos líderes mundiais um Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis.

O petróleo, o gás e o carvão são a principal causa da crise climática. O mundo já tem potencial suficiente de energia renovável para expandir confortavelmente o acesso à energia para todos. No entanto, a dependência dos combustíveis fósseis continua, enquanto os especialistas soam o alarme sobre como o carvão, o petróleo e o gás são um prejuízo para nossa saúde pública, biodiversidade, paz mundial e nosso clima.

Embora o Acordo de Paris tenha estabelecido uma meta climática global crucial, muitos governos continuaram a aprovar novas extrações de carvão, petróleo e gás, mesmo que a queima desses combustíveis fósseis resultasse em emissões sete vezes maiores do que aquelas compatíveis com a manutenção do aquecimento abaixo de 1,5°C.

Para atingir os objetivos do Acordo de Paris, é necessária a cooperação internacional para deter explicitamente a expansão dos combustíveis fósseis. É por isso que a proposta de um Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis está ganhando um impulso considerável.

Na segunda-feira, 7 de novembro de 2022, em Sharm-el-Sheikh, Egito, COP27, a conferência mundial sobre o clima começou com a participação de mais de 140 chefes de Estado e de governo. Durante este evento, foi realizada uma conferência intitulada “O Direito a um Ambiente Saudável: Fé e Perspectivas Éticas”, organizada pelo Parlamento das Religiões do Mundo, em colaboração com o l’UNEP Al-Mizan (um projeto da Organização das Nações Unidas com várias organizações islâmicas sobre o meio ambiente).

O direito a um ambiente saudável é sustentado pelos ensinamentos éticos das tradições de fé do mundo sobre a justiça e a valorização da natureza. Especialistas e líderes religiosos discutiram este tópico a partir da perspectiva da ética religiosa e valores compartilhados, cultura e defesa, e conclamaram os líderes mundiais reunidos no Egito a assinarem o Tratado de Não Proliferação dos Combustíveis Fósseis.

Lorenzo Russo

Fonte: Focolares internacional.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.