No dia 14 de março, a cidade de Curitiba (PR) sedia o Fórum Nacional “Chiara Lubich: por uma política de Comunhão”, realizado simultaneamente em outros locais do mundo.  A proposta do evento é apresentar “O pensar e o agir político de Chiara Lubich”, fundadora do Movimento dos Focolares, ressaltando a contribuição do seu patrimônio do pensamento e ação para a realidade política e civil.
Com o tema “Politics for unity making a world of diference” (Política para a unidade fazendo a diferença no mundo), o Fórum, que ocorre no dia que marca o 7º aniversário de falecimento de Chiara Lubich, será realizado simultaneamente no Parlamento de Roma (Itália), no Conselho da Europa em Estrasburgo (França), no Parlamento em Seul (Coreia) e na Universidade de Toronto (Canadá), e ainda em Madri (Espanha), Solingen (Alemanha), Praga (República Checa) e Budapeste (Hungria), promovidos pelo Movimento Político pela Unidade, fundado por Chiara, há quase 20 anos na Itália e difundido nos vários continentes.
“A situação política do momento, no Brasil, gera certa desorientação e uma inquietação generalizada. Da mesma forma é o que ocorre com a situação política mundial: divisões e conflitos crescem em todos os níveis com suas graves consequências. Tudo pede mudança. É preciso propor alternativas neste momento em que o desejo por uma nova forma de viver vem sendo expresso em todos os lugares e a novidade proposta por Chiara de ver a fraternidade como uma categoria política atende esse anseio”, destaca o presidente nacional do Movimento Político pela Unidade (MPPU) no Brasil, Sergio Previdi.
O tema “O pensar e o agir político de Chiara Lubich” será apresentado pelo Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, que compartilhará com os presentes as experiências de ação política de cidadãos, parlamentares e governantes para a construção de um mundo mais unido e fraterno a partir da ação local e o foco nas cidades. O Fórum terá ainda a contribuição de políticos como o deputado federal pelo Paraná Luiz Carlos Hauly, o ex–deputado federal Walter Feldman, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Acre Nilson Mourão e o Prefeito de Sorocaba (SP) Antônio Carlos Pannunzio.
Quando e onde – O Fórum ocorrerá no dia 14 de março, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, das 10h às 17h. Haverá transmissão pela internet.
O que é o Movimento Político pela Unidade – Rede mundial aberta composta de cidadãos ativos, políticos eleitos em todos os níveis institucionais, militantes dos mais diversos partidos políticos, funcionários públicos, estudiosos e cientistas políticos, jovens interessados pelas grandes questões mundiais e pela vida da própria cidade, estado e país. A nossa proposta: Acreditamos que a unidade seja o futuro do mundo, e trabalhamos para isso, lado a lado com cada homem e mulher desta Terra, procurando dar a nossa contribuição no campo da política por meio de uma atuação competente e um estilo de vida coerente. Em 2001 o MPPU chegou ao Brasil, mostrando-se como uma resposta à necessidade de encontrar espaços de diálogo e participação nos processos de crise e consolidaçao da democracia em nosso país e na América Latina.
Mais informações: www.mppu.org.br
 
Programação
Fórum “Chiara Lubich: por uma política de comunhão”
Política para a unidade fazendo a diferença no mundo
14 de março de 2015 – Parque Barigui (Curitiba/PR)
 
10h00 – Abertura e introdução aos objetivos do evento
Sergio Previdi – Presidente nacional do Movimento Político pela Unidade
10h30 – O pensar e o agir político de Chiara Lubich
Gustavo Fruet – Prefeito de Curitiba
11h00 – Momento cultural
11h15 – Painel: Chiara Lubich e seu carisma na expressão política
Luiz Carlos Hauly – Deputado federal (PR)
Walter Feldman – ex-Deputado federal
Nilson Mourão – Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Acre
Antônio Carlos Pannunzio – Prefeito de Sorocaba (SP)
12h30
14h30 – Chiara Lubich e a Cidade
14h45 – Escolas Civitas
15h00 – Maria do Carmo Gaspar: Uma vida dedicada ao Carisma da Unidade
15h15 – Como o Carisma da Unidade contribui com as diversas áreas profissionais
15h30 – Intervalo musical
15h45 – Palavra livre
17h00 – Encerramento