SITE OFICIAL BRASILEIRO

Dado da Terra reúne escoteiros e o Living Peace em Brasília

Com objetivo de apresentar uma ferramenta capaz de educar para um mundo mais sustentável, o Dado da Terra, representantes do projeto Living Peace e dos Jovens Por um Mundo Unido (JPMU) se reuniram com mais de 40 “lobinhos” do Grupo Escoteiro João XXIII no Guará, em Brasília (DF), para um momento especial com o Dado da Terra.

A oficina aconteceu no dia 18 de março, graças ao convite feito pelo Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, e começou com um momento de meditação infantil, com os sons da natureza, e seguido por uma apresentação sobre o surgimento do Dado da Terra.  

Conhecendo o Dado da Terra

“Falamos um pouco sobre o Dado do Amor, que começou no Movimento dos Focolares, cuja essência é a arte de amar intuída por Chiara Lubich. Depois, mostramos que dele surgiram várias outras versões, como o Dado da Paz, proposto pelo Living Peace, e o próprio Dado da Terra, pelas mãos do EcoOne”, conta Maria do Carmo Santos, que participou da oficina. 

Os lobinhos foram divididos em 6 grupos menores, com um adulto responsável, para conhecerem mais a fundo o significado e como colocar em prática uma das faces do Dado da Terra. 

Escoteiros reunidos para conversar sobre as faces do Dado da Terra.

E para tornar a dinâmica mais animada, fizeram uma brincadeira no estilo “batata-quente” com uma música sobre o meio ambiente e, enquanto ela tocava, um objeto foi dado para cada grupo passar de pessoa para pessoa. Quando a música era pausada, quem estivesse com o objeto nas mãos poderia responder a uma pergunta relacionada ao aspecto do dado.

Compartilhar aprendizados

Para encerrar a oficina, todos se reuniram novamente e cada grupo (com protagonismo das crianças) apresentou a face do Dado da Terra que tinha refletido, explicando aos demais como poderiam colocá-la em prática. À medida que os grupos se apresentavam, as faces eram encaixadas e formavam ao final o Dado da Terra! 

Equipe que apresentou o Dado da Terra.

Cada lobinho foi para casa  com um kit contendo o Dadinho da Terra montado, uma Mandala para colorir à medida que praticassem as faces do Dado e um molde de dado em branco para que façam os desenhos de suas próprias experiências com cada frase. Na mandala, deixaram a sugestão para que anotassem a história de como viveram cada parte do dado.

“Concluída a atividade, recebemos os agradecimentos com a salva de palmas no estilo dos Escoteiros e uma lembrancinha que os representa. Por fim, lanchamos juntos, tiramos fotos e nos sentimos felizes e agraciados pela oportunidade de construirmos a paz com todos e de, juntos, comprometermo-nos a cuidar e amar a nossa Mãe Terra: nossa casa comum, afinal, estamos todos conectados e somos uma família!”, completa Maria do Carmo.

Presentes dos Escoteiros ao final da apresentação do Dado da Terra.

O que é o Dado da Terra?

Dado é uma iniciativa da EcoOne – rede internacional de operadores do campo da ecologia e meio ambiente que se inspira na espiritualidade da unidade.

O jogo é uma iniciativa educativa que ajuda e orienta as pessoas a mudar o próprio estilo de cuidar do planeta de uma maneira lúdica e concreta. Elas brincam jogando o dado e refletem sobre o cuidado com nossa ”casa comum”.

Além disso, o Dado da Terra é uma estratégia de motivação para viver de forma mais eficaz os princípios fundamentais que dão suporte a um planeta saudável e sustentável.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.