SITE OFICIAL BRASILEIRO

Darci era luz

Darci Rodrigues

No dia 10 de fevereiro de 2022 o mundo se despediu de Darci Rodrigues, um dos grandes nomes do Movimento dos Focolares no Brasil. 

Darci era luz. Não há uma pessoa que a tenha conhecido que não se recorde de seu amor a Deus e ao carisma de Chiara Lubich. Primeira de seis filhos, nascida em 1943, era jovem universitária quando entrou em contato pela primeira vez com um ideal que seguiria, fielmente, até seu último suspiro. 

“No último dia”, escreveu ela sobre sua participação na Mariápolis de em Garanhuns, onde conheceu o Movimento, “sob a luz da Palavra de Vida: ‘Eis a Serva do Senhor, faça-se em mim a Sua Palavra…’ entendi que deveria dar o meu sim e seguir Deus no focolare. “

Naquele mesmo ano viajou até a Itália de navio para se dedicar, totalmente, a essa descoberta e tornar-se focolarina. Por lá permaneceu por vários anos e viveu uma experiência única quando foi, ao lado da própria Chiara, para uma pequena capelinha de montanha e escutou dela “Pedi a Jesus Eucaristia que vocês possam alcançar a santidade”. 

Essas palavras reverberaram no coração de Darci como chama que jamais se apaga, apenas cresce. Em suas palavras: “Elas sempre me acompanharam ajudando-me a superar muitos momentos difíceis na vida. Uma das coisas que mais me impressionou em Chiara era a sua aspiração à santidade, uma santidade normal, vivida no quotidiano. ”

No Brasil, viveu na região sudeste e sul, e foi corresponsável do Movimento em São Paulo, onde permaneceu por 20 anos. A partir de 2002, foi eleita para ser conselheira corresponsável para o Brasil  juntamente com Volo. Para o focolarino Saad Zogheib, “O nome e a pessoa da Darci estão inscritos na História do Ideal no Brasil”.

“Pessoa profundamente espiritual e concreta ao mesmo tempo, sempre marcou a sua presença pela discrição e sobriedade. Escondia em sua “normalidade” uma grande profundidade espiritual, por isto mesmo era amada por todas e todos… Darci pela minha experiência deixa um grande patrimônio de vida e de grande empenho na construção da Obra. Sensata, equilibrada, deixa um testemunho de como ser fiel ao grande dom do Ideal.” 

E em maio de 2012, começa uma nova etapa da sua trajetória com Jesus: foi diagnosticado um tumor em seu pulmão, com metástases, mas Darci respondeu bem ao tratamento – até mesmo os médicos se admiraram. Mas em maio de 2020, repentinamente, houve uma reincidência da doença. Aos poucos houve uma diminuição da memória de fatos presentes, entretanto jamais perdeu aquele seu inconfundível sorriso, seu amor, sua docilidade e total adesão à Vontade de Deus. E assim Darci será lembrada. 

Em seus últimos dias, a comunidade dos Focolares se reuniu em oração e na manhã do dia 10 de fevereiro foi anunciada sua partida. De todas e todos nós, resta apenas uma palavra a ser dita: obrigado/a. Darci permanecerá eternamente em nossos corações e pensamentos. 

Compartilhe
Veja também
O evento já contabiliza centenas de inscrições de jovens de todo o Brasil e de países como Itália, Austrália, Tailândia, Cuba, Zâmbia, Índia, Espanha, Colômbia, e outras nacionalidades.
Os jovens do Movimento dos Focolares estiveram na AFAGO-DF para celebrarem a páscoa ao lado das famílias participantes do projeto. A iniciativa integrou o percurso de preparação para o Genfest 2024, evento internacional do Movimento que reunirá jovens de todas as partes do mundo em Aparecida (SP), no mês de julho.
Foto: 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑖𝑎 𝑆𝑖𝑑𝑛𝑒𝑦.
A comunidade do Movimento dos Focolares de Pernambuco e da Bahia se reuniram em Petrolina (PE) no domingo, 17 de março, para um encontro especial de homenagem ao 16º ano de falecimento de Chiara Lubich, fundadora do Movimento. Para este momento profundo, a comunidade intitulou: "Uma manhã de luz com Chiara"