Mais de 50 profissionais participaram do 1º curso virtual de 2022 da Comissão de Proteção e Garantia dos Direitos Fundamentais de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis do Movimento dos Focolares no Brasil, a COPAC,  através da subcomissão de formação à proteção integral. 

Entre os dias 17 e 19 de janeiro, professores e funcionários da Escola Santa Maria em Igarassu (PE) participaram da semana pedagógica que contou com a colaboração do Núcleo Lux Mundi e da pedagoga convidada, Soraia Giovani.

Os/as profissionais tiveram a oportunidade de realizar Grupos de Trabalho sobre casos reais da rotina escolar com crianças e adolescentes, além de compartilhar suas experiências e estudar sobre o universo infantojuvenil durante as aulas de Educação e Rede de proteção, Às crianças: necessidades e direitos; Habilidades para uma relação educativa significativa; Diretrizes para a proteção integral; e Manual prático para a proteção no âmbito institucional. 

A COPAC

A COPAC, atualmente coordenada pelo Dr. Munir Cury, atua através de duas subcomissões que desenvolvem trabalhos distintos. Uma dedicada à formação à proteção integral, através de cursos, palestras e material de formação, e a outra que trabalha internamente no enfrentamento de casos de abuso, em conjunto com a comissão central do Movimento dos Focolares, chamada COBETU. 

A subcomissão para a formação à proteção integral está oferecendo cursos para os membros do Movimento dos Focolares, suas Obras Sociais e ao público interessado, em parceria com o Núcleo Lux Mundi, da CRB. 

Contato da COPAC: copac@focolares.org.br

Coordenador: Munir Cury (munircury@uol.com.br)

Na foto de capa: Eliane De Carli (Lux Mundi), Escola Santa Maria. Fabiane Ardenghi (COPAC), Cristiane Ganda (COPAC), Nelson Porto Alegre (COPAC), Ronnald Oliveira (Lux Mundi)