Em Teresina (PI) e São Luis (MA), as comunidades locais dos Focolares realizaram no mês de setembro as Jornadas 2014, uma ocasião para convidar os amigos e pessoas interessadas em conhecer o Movimento dos Focolares, e compartilhar as experiências de vivência do Evangelho.
Este ano as Jornadas tiveram como tema central O Amor mútuo, mandamento por excelência e núcleo fundamental da espiritualidade da unidade.
De forma muito dinâmica apresentou-se um panorama da sociedade atual e a urgência de encontrar respostas aos grandes desafios que ela coloca. A tão conhecida frase Amai-vos uns aos outros como eu vos amei mostrou-se em toda a sua novidade e força, que, se vivida, é capaz de provocar uma revolução nos relacionamentos cotidianos. Nesse contexto, os vários testemunhos demonstraram de que forma o amor vivido com radicalismo é capaz de gerar no outro uma resposta de amor, um amor que vai e que vem, como soava em uma das canções que marcaram o evento.
Em Teresina, um painel reuniu três especialistas na área da Psicologia, Direito e Doutrina Cristã que abordaram questões fundamentais, demonstrando que esse estilo de vida pode ser atuado e trazer mudanças reais na vida da sociedade, especialmente em aspectos muitas vezes difíceis como a vida de família, a política e as relações sociais.
Entre os participantes comentava-se com satisfação a descoberta do amor se faz ação, reações que ecoavam em diferentes tons: entendi a política como amor maior”, para mim foi uma novidade compreender que para ter um relacionamento verdadeiro é necessário dar espaço ao outro, anulando todos os meus pensamentos, se a sociedade como está não me agrada, a mudança deve começar por mim… isso é forte e decisivo!.
Em São Luís houve uma pequena mostra dessa realidade vivida por uma inteira comunidade, a de Magnificat, na zona rural do município de Itapecuru Miri, onde recentemente ocorreu o Projeto Amazônia. Os jovens que deixaram de lado o corre-corre das metrópoles para estar lá naqueles dias, e os que os acolheram na comunidade, relataram os dias vividos juntos e a amizade que se criou e que continua através dos contatos entre eles.
As Jornadas foram marcadas por uma atmosfera de participação, alegria e grande abertura e escuta, um sinal de que a proposta lançada foi recebida e certamente irá repercutir ao redor de cada pessoa que marcou sua presença, alargando a rede da fraternidade nas nossas cidades.