SITE OFICIAL BRASILEIRO

EcoGive: o aplicativo que mede ações verdes e ajuda os países em dificuldade

Publicado originalmente no site Internacional do Movimento dos Focolares.

Dar para salvaguardar. O novo aplicativo ensina jovens e adultos, por meio de ações cotidianas, a cuidar do planeta e das comunidades atingidas pelas mudanças climáticas

Rastrear o próprio consumo, sozinhos ou em grupo, aprender pequenas-grandes ações cotidianas para economizar água e energia e não desperdiçar comida, fornecer ajuda concreta aos países mais pobres: esses são os objetivos do EcoGive – Dar para salvaguardar, um novo aplicativo – disponível na Apple Store e Google Play – que nasceu graças ao apoio da Associação Novos Caminhos para um Mundo Unido, ligada ao Movimento dos Focolares.

O celular já contém o nosso mundo digital. Ver os próprios comportamentos cotidianos refletidos na dimensão digital nos ajuda a sermos conscientes dos nossos consumos realmente necessários e dos desperdícios. E, por meio desse app, as ações possíveis vão da reutilização da água que lavamos as frutas e verduras até apagar as luzes que não estão sendo usadas, para chegar à reciclagem de roupas usadas ou ao não-desperdício de comida.

Cada usuário pode registar seus “atos verdes”, comprometendo-se a realizar pelo menos 200 por exemplo a cada ano escolar, subdivididos em cinco áreas temáticas: energia elétrica, água, gás, reciclagem e redução do desperdício de alimentos. Depois, será possível seguir a contagem dos próprios atos e daqueles do próprio grupo ou classe da escola, assim como o impacto do projeto medido em CO2, MWh e água economizada.

“É um projeto vital, uma contribuição para uma mudança cultural real em direção a um estilo de vida sustentável”, afirma Marco Livia, presidente da Associação Novos Caminhos para um Mundo Unido APS, que apoiou o projeto dando um desenvolvimento internacional. “Conscientes da grande responsabilidade da nossa geração com relação ao meio ambiente, acreditamos fortemente na força da mudança que podemos transmitir aos adolescentes, e que eles podem imprimir a outros adolescentes e em seus contextos.”

A ideia nasceu em 2008, em Palermo (Itália), por iniciativa da professora Elena Pace, com o objetivo de combinar o cuidado com o meio ambiente e a solidariedade. A experiência amadureceu com o decorrer dos anos graças ao empenho de alunos de várias escolas italianas.

No ano escolar de 2021-2022, a iniciativa envolveu 50 escolas no mundo e juntou mais de 10 mil estudantes. Em 2023, seu respiro internacional continua crescendo. De fato, participam escolas de 12 países: Itália, Burundi, Benin, Madagascar, África do Sul, Índia, Quênia, Paquistão, Brasil, Colômbia, Haiti e República Dominicana.

O projeto se inspira nos Objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas, focalizando, em particular, em 3 deles: o 13 (lutar contra as mudanças climáticas), o 4 (promover uma instrução de qualidade), e o 2 (acabar com a fome).

Suporte aos países em desenvolvimento
Economizar energia será também transformado em sustento concreto a favor das populações de países mais em dificuldade pelos eventos adversos ligados ao clima. Como? Por meio de monetização, realizada por doações de pais, parentes, conhecidos e patrocinadores. Os recursos gerados assim consentirão a realização de ações solidárias em países em desenvolvimento escolhidos por adolescentes que aprenderão desse modo a dar para salvaguardar o meio ambiente.

Entre os projetos de solidariedade escolhidos estão a realização de uma horta social em Nairobi, no Quênia, a plantação de árvores em um bairro na periferia de Mumbai (Índia) e a promoção de viveiros na cidade de Carice (Haiti).

O projeto recebeu o apoio de várias instituições, dentre as quais o Ministério de Instrução Italiano, o Ministério do Meio Ambiente da República Dominicana, a Universidade de Roma La Sapienza, a Agência Espacial Italiana e as Prefeituras de Roma e de Priverno. O aplicativo EcoGive foi desenvolvido graças ao suporte de Mauro Atturo, CEO e fundador da Problem Solving S.R.L. e de Carlo La Mattina, administrador da Innovation Lab S.R.L.

Lorenzo Russo

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.