SITE OFICIAL BRASILEIRO

Educação para a paz em Belo Horizonte

educação para a paz

Com o tema “Eu e o Outro”, a Escola Municipal José Maria Alkmim em Belo Horizonte (MG) realizou uma Mostra Cultural no último dia 05 de novembro e dentre os diversos trabalhos apresentados estava a Educação para a Paz, do Living Peace, vivenciado por alunos ao longo do ano letivo de 2022 com a professora Kátie.

Painel na Escola Municipal José Maria Alkmim. Crédito: Focolare de Belo Horizonte.

“Os alunos tiveram boa participação assumindo bem a tarefa de apresentação!”, comentou a docente.

A Educação para a Paz contempla atividades como Um minuto de silêncio, Oração pela Paz, Dado da Arte de Amar e o compartilhamento em grupo sobre as próprias experiências de paz.

Crédito: Focolare de Belo Horizonte.
Crédito: Focolare de Belo Horizonte.
Crédito: Focolare de Belo Horizonte.

O que significa Educar para a Paz?

A Educação para a Paz é um projeto do Living Peace Internacional com objetivo de transformar cada ação formativa em instrumento de paz. Segundo o site Internacional do Living Peace (você confere clicando aqui):

Um percurso no qual se aposta no desenvolvimento da criatividade e autonomia da juventude para enfrentar as problemáticas e conflitos, aprendendo a dialogar e a serem protagonistas, adquirindo assim a consciência das próprias potencialidades, sentindo-se todos responsáveis por tudo.

Educar para a paz significa, portanto, promover uma ação prática no âmbito de um contexto específico, partindo das relações interpessoais, sem perder de vista os problemas mais amplos, como os modelos de desenvolvimento, a distribuição dos recursos e a gestão do poder; fazendo atos e ações concretas para transformar, a partir da base, uma sociedade globalizada na qual a falta de direitos e graves desigualdades podem até mesmo fazer com que se torne sem sentido, para muitos, a pronúncia da palavra “paz”.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.