O Movimento Humanidade Nova e a Comissão de Direitos Humanos “D. Helder Câmara” – UFPE promoveram em abril o 3º Simpósio Regional de “ Educação para a Paz – A Arte de Amar”, realizado na Mariápolis Santa Maria, em Igarassu (PE).
Estiveram presentes 160 participantes de 15 municípios, provenientes dos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.
O tema  foi o centro do diálogo e debate com professores, gestores, psicólogos, assistentes sociais, membros do conselho de pais e agentes comunitários.
Num clima de descontração e grande fraternidade, os participantes compuseram oito oficinas temáticas cujos trabalhos conclusivos estabeleceram linhas de continuidade, com inúmeros propósitos: compartilhar as experiências vividas no Simpósio; instituir o dia da família para fortalecimento dos vínculos familiares; trabalhar valores; dinamizar as equipes de formadores em Educação para a paz; elaborar planos de ação para o trabalho e compromisso junto às famílias; e planejar momentos de sensibilização fortalecendo o processo de educação para a paz nas escolas/famílias/sociedade.
As positivas avaliações individuais expressavam a confiança no projeto e o empenho dos participantes em ser colaboradores na construção de uma cultura de paz nos seus ambientes.
“ … vimos nas experiências os resultados a curto prazo e com retorno positivo…”; “ … percebi que diante da construção e elaboração de propostas para a prática da cidadania, só poderei superar as dificuldades, vivendo a”Regra de Ouro”;  “percebi que juntos podemos construir uma cultura de paz… é importante divulgar este trabalho, divulgar essas ideias…” ; “ … as experiências tiveram um significado importante: não devemos lutar contra a violência, mas viver e fazer viver a paz, construindo uma nova cultura…”