Entre 5 a 9 de maio, os conselheiros internacionais para as Américas, Angel e Bernadette, ao lado dos responsáveis nacionais, Márvia e Aurélio, estiveram em na cidade de Fortaleza para se encontrarem com as comunidades locais.

A primeira visita foi feita para representantes dos Focolares da capital cearense, momento marcado pela profunda comunhão de experiências das diversas comunidades com seus desafios, abundantes frutos, e intenso diálogo.

Durante à tarde, houve um encontro com toda a Comunidade de Fortaleza, no qual os conselheiros puderam partilhar a própria história, a vida do Movimento no mundo e participar de uma bela troca de vivências ricas e luminosas para todos. Segundo a comunidade fortalezense, esta oportunidade de diálogo evidenciou o valor de cada pessoa presente, seu chamado vindo de Deus, como instrumento de testemunho do seu imenso amor, tal como “a lupa, que reflete os raios do sol, independente de ser pequena ou grande, essa lupa poderá ser sempre um meio que mostra a luz do Sol”

Outro momento marcante foi a partilha de Angel e Bernadette sobre o percurso feito anteriormente nas comunidades de outros lugares do Brasil, revelando os frutos, as dificuldades e os desafios, imersos na realidade dessa nova configuração do Movimento que vai se desenha no Brasil, a partir da vivência, da contribuição e reflexão das nossas comunidades.

No domingo, acontece o retiro dos Focolares, guiado pelo trecho de Chiara Lubich do Paraíso de 1949 “no céu seremos unicamente Palavra de Deus” e pela comunhão da presidente e do vice-presidente do Movimento dos Focolares, Margaret e Jésus, na conclusão do retiro com o Conselho Geral e os responsáveis. 

A trajetória dos conselheiros continuou em Fortaleza com uma visita ao arcebispo Dom José Antonio Tosi que os acolheu com grande amor de pastor e pai, aconselhando-os com delicadeza e sabedoria, incentivando-os a serem fiéis ao carisma da unidade e a contribuir com a Igreja Católica para “dar uma alma à sociedade”, convidando-os ainda a estarem inseridos com este espírito nas mais variadas realidades que compõem a sociedade.

Outro momento muito forte foi o encontro com as comunidades que compõem o Condomínio Espiritual Uirapuru – chamado CEU. Houve a reunião com a diretoria e o conselho administrativo que ilustraram as ações que ali são desenvolvidas, explicitadas depois com o contato direto com as Irmãs do Carmelo, com a Obra Lumen que os ofereceu o almoço junto com os acolhidos, com Novos Horizontes e sua marcenaria, Casa do Menor com as crianças que os comoveram. As fortes experiências marcaram o coração de todos! Além disso começaram a olhar ao redor para procurar um local adequado para uma futura transferência do focolare masculino para o CEU. 

“O imenso amor de nossos conselheiros expresso em doação, proximidade, simplicidade e muita sabedoria, trouxe um caminho de renovação e ardor para as nossas comunidades!”, concluiu a comunidade.

Confira alguns cliques: