A presidente e o copresidente do Movimento dos Focolares, Maria Voce (Emmaus) e Giancarlo Faletti estiveram reunidos com mais de 70 representantes de organizações sociais da América Latina e Caribe, em um apaixonante diálogo na Mariápolis Ginetta, São Paulo.
O histórico encontro ocorreu por ocasião do 2º Seminário de Organizações Sociais Latino Americanas vinculadas ao Movimento dos Focolares, realizado nos dias 11 e 12 de abril, em São Paulo. O objetivo do Seminário, que convocou mais de 40 organizações de oito países, foi continuar a construção da Rede Latino Americana, que teve início em outubro de 2013, durante o Seminário Fraternidade em Ação.
Esta Rede foi formada para enfrentar os graves problemas da desigualdade na America Latina e Caribe, com a finalidade de exercer um maior impacto nas organizações das regiões ou territórios a que pertencem.
O ponto alto do encontro foi o diálogo com Emmaus e Giancarlo, que ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido no campo social, recordando que a primeira missão de Chiara Lubich foi justamente colocar-se a serviço dos mais necessitados. Em seus primeiros passos, Chiara encontrou-se com uma sociedade desesperançada, desunida, imersa na violência. Uma sociedade que convivia com a guerra. Ela se encontrou com crianças órfãs e pessoas famintas. O que fez? Exatamente o que vocês estão fazendo! Foi ao encontro dos pobres, enfatizou Emmaus, no início do encontro.
O diálogo de Emmaus e Giancarlo com as organizações foi mediado por quatro representantes de organizações sociais. Sandra Fernandez, da Fundação Mundo Melhor, da Colômbia, compartilhou com Emmaus os objetivos do Seminário: Queremos formar uma Rede em que não existem fronteiras ou idiomas que nos limitem. Estamos trabalhando para construir um mundo unido.
Giancarlo, por sua vez, encorajou as organizações a tecerem esta rede para fortalecer sua incidência na região, partindo da unidade que se enriquece com a diversidade. O fato de que vocês hoje estejam aqui, todos juntos, já expressa uma comunhão. Vocês têm muito a aprender uns com os outros graças a suas diversidades.
A presidente também animou as organizações neste novo desafio e contou um fato da fundadora do Movimento, atualizado ao tempo presente: Chiara percorria a cidade de Trento em plena guerra mundial, com um pequeno caderno onde anotava tudo que os pobres precisavam. Com esse caderninho começavam a tecer a rede que hoje vocês continuam. Este caderninho representava o fato de comunicar as possibilidades de ajuda, de colocar os bens em comum. Era o início desta rede que vocês hoje continuam.
Os resultados do Seminário foram muito positivos, visto que foi formado um Comitê de Articulação para a Rede, com membros de diferentes países. Teve início a elaboração de uma Carta de Princípios, estabeleceram-se novos canais de comunicação para todas as organizações e foram traçadas as propostas para 2014. As organizações de língua espanhola já contam com uma página na internet (www.sumafraternidad.org), onde se incrementam o intercâmbio de experiências e compartilham-se conteúdos especializados em gestão de projetos sociais.
Por meio da articulação em Rede, as organizações buscam se fortalecerem mutuamente, criar sinergias de impacto social, compartilhar ferramentas de formação e estabelecer alianças estratégicas em projetos sociais, mirando sempre aumentar a incidência que cada um já tenha no próprio território ou no campo de atuação: desde a primeira infância, educação, alimentação, tóxico dependência, entre outras.
As palavras de Emmaus ecoaram nos corações de todos os participantes quando ela os encorajou a continuar nesta busca de unidade: Nós queremos dizer-lhes que vocês são uma realidade importante para a Obra. Vocês doam à Obra uma nova visibilidade: são a concretização do carisma da unidade.
[pe2-gallery album=”http://picasaweb.google.com/data/feed/base/user/101612173773765030166/albumid/6002539885409057841?alt=rss&hl=en_US&kind=photo” ]