SITE OFICIAL BRASILEIRO

Encontro dos responsáveis do Movimento abre com a mensagem do Papa Francisco

mensagem do papa francisco

MENSAGEM. Com a alegria de reencontrar-se presencialmente, após a pandemia, chegou a inesperada e afetuosa saudação do Papa Francisco aos responsáveis do Movimento dos Focolares no mundo, reunidos de 10 a 23 de setembro.

“Muito obrigado pelas inúmeras boas notícias. Asseguro à senhora e a todos vocês a minha proximidade. Eu rezo por todos vocês, por favor, rezem por mim”.

Com estas palavras, o Papa respondeu a Margaret Karram, presidente do Movimento dos Focolares, que deu início aos dias de encontro dos Responsáveis do Movimento no mundo junto com o Conselho Geral do Movimento.

Confira também a mensagem do Papa Francisco aos bispos amigos dos Focolares.

A Presidente disse aos 104 presentes que nos dias precedentes ela tinha sentido o desejo de escrever ao Papa Francisco, para agradecê-lo por sua constante proximidade a ela e ao Movimento e com a esperança de lhe dar alegria. Na sua carta ao Santo Padre de 6 de setembro, entre outras coisas ela escreveu: “Um ano e sete meses se passaram desde minha eleição a Presidente, e confesso ao senhor que foi um período árduo, com muitos desafios a serem enfrentados e decisões a serem tomadas. Entendi cada vez mais a sua alusão às “podas”, necessárias ao crescimento e, renovando a minha escolha em abraçá-las reconhecendo-as como Jesus crucificado e abandonado, percebi que a humildade crescia, aumentava a esperança e sentia ainda mais forte a unidade com o senhor, Santidade, com a certeza da ação de Deus. Ao mesmo tempo, testemunhei o germinar de muitos frutos, passos espirituais individuais e comunitários, atenção aos últimos, muitas ações concretas em favor daqueles que mais sofrem”. E concluiu assegurando ao Papa as orações dos membros do Movimento.

A surpresa foi grande quando, no dia seguinte, ela recebeu esta resposta escrita pelo próprio Papa:

7 de setembro de 2022

Sra. Margaret Karram

Estimada irmã,

Muito obrigado por sua carta de ontem. Muito obrigado pelas inúmeras boas notícias.

Asseguro à senhora e a todos vocês a minha proximidade. Eu rezo por todos vocês, por favor, rezem por mim.

Que o Senhor a abençoe e que Nossa Senhora a proteja.

Fraternalmente,

Francisco

Fonte: site internacional.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.