A abertura da Mostra contou com a participação de 90 pessoas. “Era bonito ver todos aqueles jovens ali reunidos, fazendo uma política participativa, comunitária e, sobretudo, observar a preocupação deles em envolver outros jovens de escolas públicas nesse mesmo caminho”, disse Leila, participante da Mostra, sobre a apresentação dos diversos projetos dos alunos da Escola Civitas e dos alunos ligados ao Programa de Atividade Curricular de Extensão da UFAM (PACE).
Além do vice-reitor da UFAM, Hedinaldo Narciso de Lima, esteve presente na Mostra o analista judiciário do TRE-AM, o professor de Direito Leland Barroso de Souza, que ministrou uma palestra sobre política e democracia que, segundo Adriana Bindá, ex-aluna da Escola Civitas, “provocou em todos os presentes um estado de compreensão das várias fases e facetas da política, demonstrando claramente a necessidade da participação consciente de todos”. Ainda segundo Adriana, “o evento foi, na verdade, uma espécie de encontro de formação no qual ficou evidente que a participação política consciente é essencial para que possamos usufruir coletivamente de condições favoráveis e igualitárias, respeitando, sobretudo, as diferenças na dimensão da fraternidade política”.
Os alunos da Escola Civitas apresentaram os relatos de experiência do projeto com muito dinamismo, contando como ocorreram os diálogos nas aulas e a receptividade do projeto da Mostra, que foi uma forma de incentivar o protagonismo juvenil diante das questões políticas.
Ao final da palestra, o professor Leland abriu o microfone para perguntas dos participantes. “Esse foi um momento importante porque foi uma ocasião para esclarecimento relacionado à questão do voto distrital e outras dúvidas que temos no que se refere ao processo eleitoral”, afirmou Leimar Pereira, participante da Mostra.
Narleson, aluno da Escola Civitas, expressou a importância que esse momento proporcionou. “Foi um grande esclarecimento acerca das realidades políticas. Saí desse encontro mais consciente da minha responsabilidade como cidadão para participar nas questões políticas do meu município e, sobretudo, acreditar na política como instrumento para o bem comum”.
Itagiçara, também aluna da Civitas, evidenciou a contribuição que foi o projeto para o entendimento do pensar em política na sua essência. “O trabalho realizado nas escolas de levar a informação, incentivar a reflexão e causar a mudança certamente nos dá a esperança de que um dia a política esteja nas mãos da coletividade e não mais de pequenos grupos como no cenário atual”.
A programação terminou com a apresentação dos 10 passos do eleitor consciente:

  1. Jamais venda seu voto!
  2. NÃO peça favores. PEÇA compromisso para com a comunidade (saúde, educação, segurança…).
  3. CONHEÇA bem a vida pregressa dos candidatos. Verifique se ele visa ao BEM COLETIVO ou somente a interesses pessoais.
  4. NÃO se cale diante da CORRUPÇÃO. Denuncie: (www.mcce.org.br).
  5. CONHEÇA o programa de governo do seu candidato ou partido.
  6. VERIFIQUE como funciona o programa de legenda.
  7. NÃO deixe que as eleições gerem conflitos pessoais. Democracia combina com tolerância e não com discriminação!
  8. Após as eleições, os candidatos eleitos são seus representantes, independente de ter votado neles ou não.
  9. Acompanhe com opiniões, sugestões, cobranças, aquilo que seus representantes estão fazendo ou deixando de fazer.
  10.  ATENÇÃO: o nosso compromisso NÃO termina com o voto.

[nggallery id=40]