SITE OFICIAL BRASILEIRO

Escola Civitas inicia novo curso de formação política e social para jovens de Goiás

Há alguns anos, a equipe da Escola Civitas de Formação Social e Política para Jovens, que funciona desde sua criação em 2007, atendendo aos apelos de Emmaus e do Papa Francisco, vem expandindo o seu raio de ação à pequenas cidades do entorno de Brasília, localizadas além do seu pequeno “Retângulo”.
Neste ano, após vencer inúmeros desafios, iniciou um novo curso em Corumbá de Goiás, para jovens de Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás, que ficam a mais de 100km da Capital federal.
O curso teve sua abertura oficial e 1ª aula no último dia 26, no Salão Paroquial da Cidade, gentilmente cedido pelo pároco, que esteve presente na abertura e dirigiu aos jovens suas palavras de encorajamento.
O curso teve inicio de uma forma dialogal, prática e vivencial, com a participação de mais de 30 jovens, 3 deles ex-alunos.
Tudo foi entremeado com muitas dinâmicas, começando pela apresentação dos participantes, que os levou a pensar no seu SER e no seu DEVER SER no mundo.
O professor André Pereira, do IFB, trabalhou pela manhã o tema “A Construção Política” e à tarde “A Arte de Amar e a Fraternidade”, uniu teoria, experiências, dinâmicas e utilizou também o Dado da Paz, que permeou o processo do início ao fim, até ser jogado no final.

A professora Olga Ramalho de Albuquerque, professora da UnB, e membro da equipe de colaboradores da Civitas, introduziu o método da Pesquisa-ação para execução do Projeto final do curso, que começou a ser discutido nos pequenos grupos em que vão trabalhar, até o dia 30/06, quando será a apresentação e o encerramento.
“As avaliações que chegaram foram muito positivas. E tudo foi motivo de grande alegria por ver a Providência agir em todos os sentidos e a semente da Fraternidade ser plantada, justamente em um momento tão conturbado do país”, escreveu a equipe da Civitas para o site dos Focolares.

Compartilhe
Veja também
Para envolver os jovens macapaenses no percurso rumo ao Genfest 2024, a comunidade do Movimento dos Focolares de Macapá (AP) reuniu a juventude do Estado para a Jornada dos Jovens que neste ano refletiu sobre “Juntos Para Cuidar”.