SITE OFICIAL BRASILEIRO

Escola Civitas: onde os jovens são levados muito a sério!

Vamos pedir uma licença poética à banda Charlie Brown Jr. para dizer que, se depender de nós, os jovens no Brasil serão sempre levados muito a sério.
Em um ano eleitoral delicado para a política brasileira, é essencial dar voz à iniciativas como a Escola Civitas, uma escola de formação cidadã para jovens que proporciona aos alunos um espaço de diálogo, estudo e experimentação sobre a situação política, social e econômica da própria cidade, estado e país.
Foi exatamente isso que experimentaram os 32 alunos da Escola Civitas realizada pela comunidade de Brasília do Movimento dos Focolares, na cidade de Corumbá, cerca de 125 km da capital federal.
Não obstante os desafios financeiros, de logística e comunicação, os organizadores da Escola se deslocaram da capital, aos sábados, com muito comprometimento, até Corumbá por acreditarem no potencial desses jovens para construir um Brasil mais fraterno e honesto.
Após um mês de aulas, a turma teve sua aula conclusiva no dia 30 de junho.

A professora Jéssica Maiara Martins, mestre em Ciências Políticas e ex-aluna do curso, ministrou uma aula sobre o Diálogo na Política, seguida com atenção e entusiasmo pelos jovens.
Depois, cada um deles entrou em cena, apresentando seus projetos conclusivos de Intervenção Local, nos quais exercitaram a escuta ativa da comunidade e apresentaram soluções com os recursos disponíveis. A professora avaliou cada um e fez observações sobre os pontos positivos e aplicabilidade na sociedade.
Por fim, os 32 alunos receberam solenemente seus resultados de conclusão de curso, com a presença de convidados e autoridades locais.

 
 
 
 
 
 
 
 

Compartilhe
Veja também
Para envolver os jovens macapaenses no percurso rumo ao Genfest 2024, a comunidade do Movimento dos Focolares de Macapá (AP) reuniu a juventude do Estado para a Jornada dos Jovens que neste ano refletiu sobre “Juntos Para Cuidar”.