Barcelona, capital da Catalunha que ferve de experimentos e inovação, foi o palco ideal para explorar novos campos e novas fronteiras da arquitetura, no workshop internacional ArquitecturaLimite, realizado de 15 a 18 de junho.
Participaram 30 pessoas, entre arquitetos, professores e estudantes de arquitetura, provenientes da Espanha, Itália e Colômbia, com a contribuição dos professores do Politécnico de Barcelona EPSEB-UPC da Universidade Sem Fronteiras, da Universidade La Salle, de Barcelona, de estúdios profissionais e escolas técnicas de bio-arquitetura (por exemplo, fabricação de tijolos unicamente com materiais ecológicos).
O programa permitiu a análise de temáticas e técnicas de baixo custo para enfrentar soluções de design em ambientes extremos. Aprofundou-se o conceito de limite, as técnicas low tech (tecnologias simples), o gerenciamento dos processos participativos e de cooperação.
A reação muito positiva, de professores e de estudantes, exprimia a exigência de manter-se coligados, voltando a colocar em discussão, nestes tempos de fortes mudanças da sociedade, as certezas dessa disciplina.
O que você leva na bagagem e aonde vamos agora?, foram as duas perguntas que os participantes responderam nos trabalhos de grupo. A arquitetura deve ser para o povo e construída junto com o povo, de maneira partilhada: é uma mudança cultural. Levo comigo um senso ético profundo: não estou construindo escolas, mas educação; não um centro de saúde, mas a saúde. E ainda: Substituir a palavra trabalhar pelos países em vias de desenvolvimento por vamos compartilhar. Cada um retornou com uma carga de experiências, valores e sonhos.
Foram evidenciados e projetados possíveis cenários para a intervenção em alguns projetos de cooperação internacional, a serem concretizados em 2015, em colaboração com a ONG Ação por um Mundo Unido (AMU). Pensa-se no Haiti, Madagascar, Filipinas.
O próximo encontro marcado de Diálogos em Arquitetura, promotora do evento espanhol, é o workshop interdisciplinar nacional I Varchi, uma semana que reunirá musicistas, arquitetos, cineastas e literatas, na Itália, em Montefalcone Apenino, de 27 de julho a 2 de agosto.