Nos dias 20 a 22 de junho, a cidade de São Carlos (SP) foi palco de um encontro que reuniu cerca de 60 jovens de cidades próximas para conhecer e aprofundar a respeito do Movimento Jovens por um Mundo Unido (JPMU), ramificação juvenil do Movimento dos Focolares.
Pensado desde o final de 2013, o encontro foi preparado por pessoas de várias cidades, que se coligavam frequentemente por meio de Skype. Também cada aspecto do programa foi dividido, de maneira a não sobrecarregar ninguém e todos se sentiram protagonistas.
Logo no início, um desafio! Cada participante retirou um papel com o nome e a cidade de outro com a seguinte proposta: fazer atos de amor durante os três dias sem que fosse descoberto. Essa atividade permitiu criar uma atmosfera especial, de muito amor e alegria.
Na programação, momentos recheados de experiências concretas, reflexão, músicas, oficinas, missa e até… uma festa junina no Arraiá do Mundo Unido!
Não demorou muito para todos se sentirem bem entrosados. Mesmo com pessoas que eu havia conhecido há poucas horas, parecia que já éramos amigos há anos, afirmou entusiasmado um jovem de Bauru questionado sobre o ambiente.
Outra jovem, que estava tendo um primeiro contato com os JPMU, exclamou ao fim do último dia: Temos que fazer ao menos um encontro desses por semestre!. Em todos, até mesmo nos que ajudavam na cozinha, era visível a vontade de continuar vivenciando aquele algo a mais na Casa de Nazaré, local do encontro.
Nas malas e nos corações de cada jovem foi guardada uma certeza: Ubuntu, isto é, Eu sou porque nós somos e a coragem de viver por algo muito maior ao voltar para suas cidades.
O Ubuntu é uma visão unificante do mundo, expressa por meio do provérbio zulu Umuntu Ngumuntu Ngabantu (Uma pessoa é pessoa por intermédio das outras pessoas). Este conceito é uma concepção da vida que encontra-se na base das sociedades africanas, e que contem em si o respeito, a partilha, a confiança, o altruísmo e a colaboração.
Colaboração: Natália Zen