Em Fortaleza (CE), o Movimento dos Focolares encerrou 2011 com expressiva participação na Festa da Unidade, preparada com os representantes do Famec (Fórum dos Movimentos Eclesiais) e do Conselho de Leigos da Diocese de Fortaleza. Segundo os participantes, foi marcante a fraternidade construída entre todos na ocasião.
A programação incluiu desde uma embolada ao som da sanfona até a oração conjunta, uma reflexão com um texto de Dom Hélder Câmara sobre o papel do leigo no mundo, além de uma dinâmica de entrosamento, coreografias, canções, mímicas e projeção de vídeo.
Todos os momentos ressaltavam gestos indispensáveis na construção da unidade: amar-se reciprocamente; ir ao encontro do outro; fazer ações juntos; não fechar-se no próprio grupo; buscar a comunhão.
Um grande momento foi o da Oração Pela unidade, cujo texto foi entregue a todos os participantes. Essa oração foi construída com todos os movimentos, com base no tema intitulado Unidos numa só família, e sublinha a ideia do ser Igreja, vários membros de um único corpo, no qual não se evidencia um segmento, uma comunidade, um movimento ou um organismo em particular, mas o povo de Deus, que vive a comunhão.
No palco, durante toda a festa, havia representantes de todos os movimentos e entidades presentes para representar a unidade selada entre todos. Um lanche comemorativo finalizou o encontro, de forma que todos tiveram ocasião de se conhecer mais e trocar experiências.
Na avaliação do Movimento dos Focolares, a Festa da Unidade começa a fazer parte da vida da Arquidiocese, e aos poucos, as várias expressões de Igreja começam a percebê-la como um momento importante para estar em comunhão, a fim de que se realize o desejo de Jesus: Que todos sejam um.