Sorrisos, aplausos, reencontros, recolhimento, oração, e muita emoção marcaram a festa em comemoração aos 40 anos da Mariápolis Ginetta, realizada no dia 15 de agosto.
Estiveram presentes na ocasião autoridades civis e religiosas, como a deputada federal Luiza Erundina, o prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha e o presidente do movimento budista japonês Rissho Kosei-kai, ven. Kazukya Nagashima.
A celebração eucarística solene foi presidida por dom Arcilio Turco, bispo de Osasco (SP). Suas palavras e o seu apreço pelo testemunho do Movimento dos Focolares deram um novo impulso para prosseguir no cumprimento dos planos de Deus. Agradeço a Deus pela história dessa Mariápolis. Pedi-Lhe que esse momento seja não só um olhar para atrás, mas também um olhar adiante: que o Senhor ajude-os a levar adiante essa obra para que a humanidade encontre mais paz, mais felicidade, para que muitos tenham a Vida e a tenham em abundância, afirmou.
Em seguida, os participantes foram recebidos em um coquetel no refeitório do Centro Mariápolis, animado pela Escola de Música de Vargem Grande Paulista, com seus professores e alunos.
A premiada Banda Conselheiro Mayrink, da cidade de Mairinque, próxima à Mariápolis, com seus 50 músicos, abriu com grande estilo o programa no auditório. Gehilda Cavalcanti e Dorival Spatti, co-responsáveis da Mariápolis, acolheram todos, manifestando a alegria daquela festa, convidando-os a penetrar na realidade do que é a Mariápolis e também a reviver a sua história.
Inúmeras mensagens vindas de todo mundo focolarino, de amigos, de outros movimentos expressavam os votos de congratulação, de alegria pela festa e de estímulo para o futuro. Que a Mariápolis Ginetta seja sempre um farol luminoso que irradia a luz deste Ideal de unidade e forme muitos operários para o Reino de Deus, disse a presidente do Movimento dos Focolares, Maria Voce (Emmaus), em mensagem enviada especialmente para a festa.
Um dos momentos marcantes da noite foi a exibição do vídeo de Ginetta Calliari contando como foi o início da Mariápolis.
Receberam homenagens os pioneiros do Movimento dos Focolares no local e as pessoas colaboraram na construção da Mariápolis, verdadeiros anjos da guarda: o carpinteiro, o pedreiro e o eletricista que trabalharam nas obras, os representantes do prefeito da época, a primeira família que foi para a Mariápolis em 1974.
A noite avançava, mas os presentes, em pé, aplaudiam a banda que parecia exprimir a alegria de todos e a solenidade daquele dia histórico.
[nggallery id=41]
Confira a reportagem feita pela TV Canção Nova sobre a Mariápolis Ginetta:
http://www.webtvcn.com/canal/noticias/mariapolis_15_08_12
OBS Apesar da afirmação no vídeo de que comemora-se 40 anos do Movimento dos Focolares no Brasil, a informação correta é de que os 40 anos são da fundação da Mariápolis Ginetta, uma das expressões do Movimento no país. O Movimento dos Focolares no Brasil teve início em 1959 e comemorou 50 anos de atuação no país em 2009.