João Pessoa
Em João Pessoa (PB), a corrida pela unidade foi realizada entre a Praia de Tambaú, onde foi feita a concentração e alguns jogos, seguida de uma caminhada e panfletagem para explicar os sinais matemáticos com algumas experiências dos adolescentes. No período da tarde, foi feita uma programação de formação, com troca de experiências e agendamento das próximas atividades do MJPU nas cidades que participaram: João Pessoa, Campina Grande e Mamanguape.
Participaram da programação mais de 130 pessoas, sem contar os passantes que paravam para observar ou perguntar o que os adolescentes estavam fazendo.
http://www.flickr.com/photos/run4unity/sets/72157629641101282/
https://www.facebook.com/mjpu.pb
Natal
O grupo de adolescentes do Movimento Juvenil pela Unidade de Natal (RN) organizou uma caminhada ecológica na praia. Munidos com sacos plásticos, os adolescentes recolheram o lixo do local, relacionando a ação aos sinais matemáticos propostos, especialmente “Sim à Criação” e “Sim à Solidariedade”. Em seguida, separaram e limparam o material recolhido e entregaram a uma família da comunidade que vive da venda de material reciclável. “Foi divertido e importante, porque além de ter nos ensinado a manter limpa a nossa cidade, pudemos aprender com cada sinal matemático e conviver mais. Vivemos a solidariedade e também chamamos a atenção das pessoas que estavam ali. Pudemos dar um alerta a mais”, conta Iasmyn, uma das participantes.
[nggallery id=9]
Aracaju
Vinte e dois adolescentes de Aracaju (SE) se encontraram no Parque da Sementeira, um lugar bastante arborizado, com percursos para caminhadas e pedaladas. O grupo realizou uma corrida com paradas para refletir sobre os vários “Sim” propostos com canções e ações concretas, como recolher o lixo, escrever cartões de agradecimento às mães e dinâmicas, como percorrer um trecho em duplas com os pés amarrados e guiar uma pessoa com os olhos vendados de forma que possa sentir as dificuldades dos obstáculos do caminho.
[nggallery id=11]
Arapiraca
Em Arapiraca (AL), 32 adolescentes se encontraram para refletir juntos sobre como construir o mundo unido onde quer que estejam. Assistiram juntos um vídeo com a história de Chiara Luce (jovem do Movimento dos Focolares que faleceu aos 18 anos e foi beatificada em 2010), sobre o qual um dos adolescentes presentes disse: “É muito tocante ver uma jovem com a nossa mesma faixa etária passar com tanta maturidade por todos estes problemas, alguém que mesmo tão jovem conseguiu dar seu sim a Deus, mesmo em meio a dor ainda conseguia pensar nos mais necessitados.”
Ao final do encontro foi lançada a proposta para o grupo fazer uma visita ao abrigo Mãe Rainha, que acolhe meninos que não têm família, para um dia de convivência com eles.
[nggallery id=6]
Maceió

No dia 19 de maio, os adolescentes do Movimento Juvenil pela Unidade de Maceió promoveram a “Tarde da Família”, em conjunto com os Movimentos Famílias Novas e Jovens por um Mundo Unido. A atividade foi realizada na Escola Municipal Rui Palmeira e contou com a participação de 190 pessoas, entre jovens e adultos.

Os participantes se dividiram em cinco grupos: dança, teatro, arte, lanche e o grupo das mães dos alunos, ao qual foi apresentada a Arte de Amar.

Após a preparação das oficinas, os grupos se reuniram para apresentar aos demais o fruto da convivência.

[nggallery id=8]

Salvador

Em Salvador (BA), os adolescentes se mobilizaram pelo Facebook e marcaram um encontro no Jardim de Alah, local próximo à praia, com muitos coqueiros e área verde, onde passaram a tarde juntos e formaram um “Yes” na grama, como um “Sim” à proposta do Run4Unity.

[nggallery id=10]

Caruaru

Os adolescentes do Movimento Juvenil pela Unidade de Caruaru (PE) se reuniram para assistir juntos à transmissão mundial do Run4Unity.

Mais informações: http://mjpucaruaru.blogspot.com.br/

[nggallery id=7]