SITE OFICIAL BRASILEIRO

Focolare de Curitiba já entregou mais de 300 quentinhas para pessoas em situação de rua

Um dos focolarinos (um leigo consagrado do Movimento dos Focolares) de Curitiba saía todas as noites após o jantar para doar aquilo que sobrava das refeições às pessoas em situação de rua das redondezas. Logo que a quarentena começou, ele compartilhou com os outros focolarinos que tinha no coração um grande desejo de fazer algo para os mais vulneráveis.

“Pensamos que era o Espírito Santo que nos queria dizer algo através dele e lembramos que Chiara Lubich dizia que quem está ao nosso lado é um dom para nós”, escreveram para o nosso site.

Foi então que nasceu uma experiência de todo o Focolare. “Vimos que não nos bastava dar aquilo que sobrava. Aquelas pessoas mereciam uma refeição digna”, continuaram. E  logo enviaram uma mensagem a muitos amigos solicitando doações para que pudessem preparar “quentinhas” no Focolare a serem entregues aos que estavam na rua, como um ato de amor para levar esperança e acolhida.

E a providência chegou! Às vezes com R$ 20, outras com R$ 500, e ainda com sabonetes, bolo de chocolate, máscaras, água, dentre outros itens.

‘’Tudo é feito com muito amor, enquanto cozinho, rezo o terço e procuro fazer uma comida boa para que eles se sintam amados”, contou um dos focolarinos envolvidos.

Enquanto alguns cozinham, outros preparam as embalagens e outros saem para as entregas, sempre com as devidas medidas de segurança: máscara, luva e a distância adequada.

 

Depois de um mês, as experiências são várias. Os focolarinos encontram pais de família que recolhem lixo reciclável com os filhos para a complementação da renda familiar; também encontram quem deita nas ruas sem ter se alimentado e acorda feliz com uma quentinha; e ainda quem recusa a marmita pois já está alimentado e pede que a comida seja entregue a quem precisa mais. Num dos dias, encontraram inclusive um desconhecido que doou 40 máscaras sem nem mesmo conhecê-los.

“Sair à noite a procura de Jesus nos pobres faz-me lembrar a esposa do Cântico dos Cânticos que saía à cidade à procura do amado. Uma vez encontramos uma família vinda do interior de São Paulo, que morava na rua pois não havia encontrado trabalho na cidade. Eles tinham uma filha pequena, e a primeira impressão que me veio quando entreguei a quentinha foi: ‘tudo o que fizerem ao menor dos meus, a mim o fizeste’. Não tem preço ver o sorriso deles quando se sentem amados, acho que fico mais feliz do que eles”, completou outro focolarino.  

A ação do focolare de Curitiba já entregou mais de 300 marmitas, 277 garrafas de água mineral, 205 pãezinhos de mel, 100 bombons, 50 fatias de bolo, 48 sabonetes, 7 máscaras.

E a aventura continua!

Compartilhe
Veja também
As atividades do Programa Fraternidade na Unidade em 2023 foram encerradas com uma iniciativa notável: a distribuição de presentes de Natal para mais de 400 crianças de 0 a 10 anos, provenientes de famílias migrantes e refugiadas.
Tudo começou com a proposta de uma jovem de 18 anos: “vamos fazer uma ação social com as crianças da ANSPAZ”! Continue lendo.
"Eu nunca vou esquecer esse dia". As palavras do Pedro Leonardo, de 12 anos, resumem o sucesso do Dia das Crianças na AFAGO-DF, realizado no último dia 13 de outubro.