SITE OFICIAL BRASILEIRO

Focolares analisam nova configuração para atuação do Movimento no Brasil

Movimento no Brasil

Nos dias 15 e 16 de outubro, membros do Conselho Nacional do Movimento dos Focolares se reuniram presencialmente em Brasília (DF) para reavaliar e articular formas de difusão do carisma de Chiara Lubich no Brasil. Entre os principais temas abordados, estava Projeto Brasil, iniciado em 2013, com o objetivo de implementar uma nova configuração do Movimento no país.

O Projeto Brasil encara os desafios contemporâneos em uma atuação mais unificada em todo o país, respeitando as características e peculiaridades locais. Segundo Márvia e Aurélio, focolarinos (internos consagrados ao carisma) responsáveis pelo Movimento no Brasil, o encontro foi importante para refletir sobre os novos caminhos do carisma no país.

“Este encontro do Conselho foi muito importante, pois retomamos os encontros presenciais após de três anos de encontros virtuais devido à pandemia. Portanto, a alegria do reencontro foi emocionante! O Tema do Ano sobre a oração apresentado por Margaret Karram, juntamente com a meditação feita por Jesus Morán: _”O dom da humanidade de Cristo”_ foram a base destes dois dias de encontro. Também de fundamental importância foi dar continuidade às reflexões a respeito do Projeto Brasil, refletindo a partir das propostas do Documento Final da Assembleia do Movimento de fevereiro de 2021 e suas repercussões na configuração da Obra no Brasil a fim de proporcionar uma encarnação adequada e efetiva de tais propostas!”, afirmaram.

Outro desafio está no desenvolvimento de todas as vocações que compõe o Movimento, entre jovens, voluntários e focolarinos consagrados. Nessa perspectiva, a reflexão de Jesús Morán, Copresidente do Movimento, destacou a importância de todos os setores, regionais e aspectos do Movimento no Brasil. 

“Eu penso que é somente à luz destas palavras: “Eis que faço nova todas as coisas”, que nós podemos entender por que Chiara sempre colocou o adjetivo “novo” em tudo o que ela fundou: Famílias Novas, Paróquias Novas. Fazer “nova” todas as coisas, resume tudo e é a única realização do Filho encarnado. A Igreja não deve almejar mais nada. A Obra, como a Igreja, não deve almejar nada mais. Todo o mais, nossos trabalhos, nossa organização, nossos projetos, são palha que o vento leva”, disse Jesús Morán, sobre o Dom da Humanidade de Cristo.

União com Deus

O que guia todas as ações do Movimento dos Focolares está seu principal lema, “Que todos sejam um” (Jo 17,20-26). Para isso é imprescindível uma relação com Deus, como destacou Margareth Karram, presidente do Movimento, em sua reflexão intitulada “Vida Interior e Oração”. Margareth reforçou a importância da união com Deus no cotidiano à luz do Carisma da Unidade, das diversas tradições cristãs e na riqueza da experiência das várias religiões.

“Em um mundo vazio e frenético como o nosso, senti a exigência de voltar à raiz como um passo fundamental para enfrentar este tempo. Se não encontrarmos a nossa força ali, na raiz – na conexão com Deus –, não teremos a luz para ir em frente”, afirmou.

Genfest 2023

Já pensando no ano de 2023, o Movimento dos Focolares no Brasil organiza o Genfest, evento importante que reúne jovens de várias nações em prol da Fraternidade Universal. O evento será realizado em Aparecida (SP) em junho de 2023.

Para aquecimento do evento, os grupos regionais e comunidades locais a promoverão ações e encontros a fim de propor um estilo de vida pela fraternidade.


Por Belisa Nunes Com informações da Radio Fontes

Compartilhe
Veja também
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.
Conheça mais 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Sudeste Brasileiro, parceiras do Genfest, que vão receber os jovens para atuarem como voluntários de 12 a 18 de julho deste ano. 
Ação Comunitária Focolare do Morro, Centro Mariápolis Arnold, Projeto Unidade na Fraternidade e ONG  Junta mais Brasil são as 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Região Sul que vão acolher jovens no período de 12 a 18 de julho para a fase de trabalho voluntário do evento.